Tão importante quanto um bom projeto de edificação, a criação de ambientes aconchegantes em seu interior através de uma mobília que atenda as necessidades de quem vai utilizar aquele espaço está entre as principais funções da arquitetura. Independente de ser uma residência, escritório, empresa, consultório ou mesmo um comércio, os móveis e a decoração precisam imprimir a personalidade dos usuários/moradores, além de prezarem pela funcionalidade. Afinal, não adianta nada ser bonito se for útil.
Uma das opções mais indicadas são os móveis planejados, feitos sob medida para cada demanda. Isso porque, com eles, é possível escolher o material, personalizar as cores, tamanho, acabamento e outros detalhes do mobiliário que vão oferecer exclusividade àquele ambiente.
Conforme a arquiteta Renata Spadari, que é também consultora de vendas de empresa no ramo de móveis sob medida, os móveis planejados podem ser utilizados para diversas ocasiões, pois possibilitam o melhor aproveitamento dos espaços, trazendo conforto, imprimindo personalidade e adaptando-se a todas as necessidades.
Espaços pequenos
Os espaços estão cada vez menores, então é preciso otimizá-los. “Hoje, a grande procura de móveis planejados é para residências pequenas, para um melhor aproveitamento dos ambientes internos, como cozinha e banheiros”, diz Renata. A principal vantagem, explica, é o melhor aproveitamento de espaço. “Além disso, em geral, os móveis planejados são produzidos com melhores materiais, o que garante maior durabilidade”.
Tendências
Como tendência, a arquiteta cita os móveis planejados com acabamentos inspirados em rochas, granitos e mármores. “Também gosto de móveis com visual clean e puxadores minimalistas, que estão em alta”, diz.
Empresas
Fora das residências, os móveis planejados também são indicados no caso de escritórios, comércio, consultórios, salões de beleza. “O importante é que os móveis demonstrem o estilo do proprietário e o serviço prestado”, explica Renata.
Desvantagem
Para a arquiteta, entre as desvantagens dos móveis sob medida para os prontos está o tempo até a entrega. “A vantagem de se comprar móveis prontos é o tempo de espera reduzido. Também o menor custo, pois são produzidos em maior escala e padronizados”, avalia.
Ajuda profissional
Antes de comprar móveis sob medida, Renata indica que o cliente busque um profissional especializado, como um arquiteto ou designer de interiores. “É ele quem pode orientar sobre as tendências, dando sugestões sobre o aproveitamento dos espaços em relação aos ambientes que, de certa forma, seja do agrado e benefício do interessado”, finaliza.