Na noite deste sábado 16 de março, o clima começou a mudar no Paraná. Na madrugada de domingo (17), a chuva mudou o cenário de tempo abafado e seco dos últimos dias. O domingo amanheceu com chuva em praticamente toda a região Sudoeste, se mantendo nublado e com isso baixando a temperatura.
A previsão de chuva para os próximos dias deixa as temperaturas mais amenas, mas tempo segue abafado principalmente durante a tarde. Pancadas de chuva são previstas para os próximos dias, o que pode vir acompanhado de ventos fortes e temporais.
A massa de ar quente que estava sobre a região Sul deu lugar para uma massa mais fria e carregada de humidade, o que causou o aumento da instabilidade climática e as chuvas que ocorreram nas últimas horas.
Nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina espera-se chuvas intensas, acompanhadas de trovoadas, rajadas de vento superiores a 70 km/h e possibilidade de queda de granizo. No Paraná o risco de temporais é menor.
Essas condições adversas de clima severo persistirão até a próxima quarta-feira (20), com acumulações significativas de chuva.
Alerta do INMET para Santa Catarina e Paraná onde o volume de chuva também pode ser significativo, com mais de 100 mm em algumas regiões.
A partir de quarta-feira (20), uma frente fria deve chegar ao Rio Grande do Sul, intensificando as áreas de chuva. Uma massa de ar frio, que provocará uma queda significativa nas temperaturas, chega em seguida.
No Paraná a frene fria deve ser percebida com maior intensidade na próxima quinta-feira 21 de março, marcando o início do outono com temperaturas menores e aumento da possibilidade de chuva.
Segundo o Simepar, neste domingo (17), a instabilidade atmosférica aumenta sobre as diversas regiões paranaenses. Presença de uma frente fria sobre o oceano, na altura do Sul do Brasil, favorece a formação de áreas e linhas de instabilidade em boa parte do Paraná. Pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas e ventos fortes ocorrem em vários setores do estado. Possibilidade de chuvas a qualquer momento do dia.
Na segunda-feira o tempo continua instável, com previsão de pancadas de chuva e trovoadas em vários momentos do dia. A sensação de calor diminui. No entanto, o risco de temporais é mais alto no período noturno, principalmente entre o noroeste, oeste, sudoeste e centro-sul do estado.
Comentários estão fechados.