Mulheres agricultoras de Pato Branco participam ativamente de cursos de capacitação promovidos pela Prefeitura. Com o intuito de oferecer oportunidades de aprendizado, diversificação de renda e momentos de descontração e integração, a administração local está promovendo duas modalidades de cursos: customização de chinelos e decoração em cuias e bombas.
O curso de customização de chinelos está sendo realizado na comunidade São Caetano, onde 16 mulheres estão imersas em aulas que ensinam a transformar simples chinelos em elegantes “chinelufas” – um estilo de pantufa. Além disso, as participantes estão aprendendo técnicas de bordado e aplicação de pedrarias, proporcionando um toque único às suas criações.
Já o curso de decoração em cuias e bombas está sendo oferecido às moradoras das comunidades Nossa Senhora do Carmo e Linha Soares. Essa iniciativa visa ensinar técnicas de ornamentação em cuias e bombas, objetos típicos da região, permitindo às mulheres agricultoras explorarem seu potencial criativo e agregar valor aos produtos artesanais.
De acordo com a secretária de Agricultura, Vanessa Zanon, o objetivo é expandir a realização desses cursos para mais comunidades. Ela ressalta que essa iniciativa proporciona às mulheres conhecimento especializado, o que possibilita a geração de renda adicional, além de promover o fortalecimento da autoestima por meio de momentos de descontração e integração. A Prefeitura de Pato Branco está empenhada em ampliar a abrangência desses cursos e também em desenvolver novas atividades que atendam às demandas das comunidades locais.
Os cursos são organizados pela Secretaria de Agricultura em parceria com a Secretaria de Assistência Social, evidenciando a colaboração entre diferentes áreas do governo municipal para promover a capacitação e o empoderamento das mulheres agricultoras da região.
Comentários estão fechados.