Chega ao fim a mais longa espera real

Redação com Agência Brasil

Chega ao fim neste sábado (6), a mais longa espera para a coroação de um monarca britânico. Ou como diz o ditado popular, “quem espera sempre alcança”.

Filho da rainha Elizabeth II, a monarca mais longeva da história da coroa britânica, que morreu em setembro passado, aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia, depois de cumprir 70 anos de reinado, a coroação de rei Charles III, deve atrair os olhares do mundo para a cerimônia, que no horário de Brasília iniciaram nas primeiras horas da madrugada, mas que de fato terá seu ponto alto, às 7h (vale lembrar que estamos falando de britânicos, então a pontualidade é uma marca).

A coroação será na Abadia de Westminster, em uma cerimônia religiosa que é realizada há mais de 900 anos e que passou a seguir os rituais da Igreja Anglicana, após sua criação pelo rei Henrique VIII, em 1534. Antes de ler o juramento, o novo rei será ungido com óleos aromáticos, em cerimônia que envolve músicas e leituras.

Ao deixar a abadia, Charles será o 40º monarca a usar a coroa.

Quem é o novo rei

Charles Philip Arthur George, em português; Carlos Filipe Artur Jorge, tem 74 anos, até a morte de sua mãe, ostentava o título de príncipe de Gales. Seu reinado iniciou em 8 de setembro de 2022.

Em 1981, se casou com Daiana Spencer, com quem teve dois filhos Willian (primeiro na linha de sucessão) e Harry. Em 1996, o casal se divorciou e em 2005, ele se casou com Camila Parker Bowles.

Interesses

Ao longo de sua vida, rei Charles mostrou grande interesse em arquitetura e planejamento. Ele chegou a escrever um livro sobre o tema.

A temática ambiental é sem dúvidas uma das causas mais destacadas. Desde a década de 1980, o rei demonstrou interesse nas causas ambientais, dedicando-se a produção orgânica. Em 2006 passou a integrar uma iniciativa voltada a redução da emissão de gases poluentes.

 No campo da filantropia, ele mantém diversas ações voltadas a formação e empoderamento de jovens carentes. 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.