Javier Milei inicia Presidência na Argentina com Desafios

O recém-empossado presidente da Argentina, Javier Milei, fez seu primeiro discurso público como chefe de Estado em frente ao Congresso Nacional, onde foi oficialmente declarado presidente na manhã de hoje, 10 de dezembro. Em suas primeiras palavras, Milei proclamou o início de uma nova era no país.

“Estamos começando um novo capítulo na história da Argentina, um período marcado pelo fim de um longo ciclo de decadência. Hoje, iniciamos a reconstrução do país”, declarou Milei em seu discurso. Ele ressaltou o desejo dos argentinos por mudança, enfatizando que o país está deixando para trás décadas de fracassos e disputas infrutíferas para entrar em uma era de paz, prosperidade, crescimento, desenvolvimento, liberdade e progresso.

Falando para uma multidão de apoiadores, muitos vestindo camisas da seleção argentina, Milei discursou por cerca de 30 minutos. Ele destacou a necessidade de paciência da população, pois o ajuste fiscal planejado será desafiador no início. “Vamos enfrentar dificuldades como inflação, mas este será o último momento ruim antes de começarmos a reconstruir a Argentina”, assegurou.

Javier Milei enfatizou que o ajuste na economia será focado principalmente no setor público, reconhecendo que será um processo difícil. Ele relembrou que a Argentina enfrenta uma crise grave, com uma inflação elevada nos últimos anos, e afirmou que nenhum governo anterior recebeu uma situação tão desafiadora.

Abordando outras emergências nacionais, como saúde, educação e segurança, o presidente expressou confiança na superação destes desafios. “Embora a curto prazo a situação possa piorar, estamos estabelecendo as bases para um crescimento sólido e sustentável”, afirmou.

Milei encerrou seu discurso com uma mensagem de união, afirmando que não perseguirá opositores políticos e sindicais, mas os receberá de braços abertos. Após o discurso, ele seguiu em carro aberto até a Casa Rosada, onde foi saudado por seus apoiadores.

Na Casa Rosada, o presidente Javier Milei tem encontros agendados com chefes de Estado, incluindo o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky e o ex-presidente Jair Bolsonaro que estiveram presentes em seu discurso no Congresso. Este encontro com Zelensky simboliza a importância das relações internacionais para o novo governo argentino.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.