Peru: autoridades se manifestam sobre segundo turno

Com todas as atas eleitorais apuradas o segundo turno presidencial no Peru, o candidato esquerdista Pedro Castillo segue à frente de Keiko Fujimori, de direita. No entanto, a judicialização da eleição ganhou contornos ao longo do dia, com uma série de questionamentos partindo sobretudo do Força Popular, partido de Keiko.

-- 2 Notícia --

Às 22h08 (horário de Brasília) Castillo aparecia com vantagem de cerca de 63 mil votos, com 99,339% das atas eleitorais contabilizadas, informa o órgão oficial eleitoral do país (Onpe). O esquerdista tinha 50,180% dos votos, e Keiko 49,820%.

-- 3 Notícia --

Depois dos questionamentos de 802 postos eleitorais por parte do Força Popular, o Peru Livre, partido de Castillo, fez acusações contra 209 locais de votação, de acordo com o jornal El Comércio.

-- 4 Notícia --

Hoje, Keiko celebrou a manifestação de um grupo de ex-presidentes ibero-americanos que pediu para que o final do resultado eleitoral seja anunciado antes que alguém se declare eleito, tendo em vista as impugnações. Entre os 22 antigos chefes de Estado, está o ex-presidente argentino Maurício Macri.

Já o atual ocupante do cargo, Alberto Fernández, se manifestou hoje favoravelmente a Castillo, a quem chamou de presidente eleito. Em seu Twitter, o argentino afirmou ter se comunicado com o sindicalista, indicando que celebra que “o querido povo peruano enfrente o futuro em democracia e com solidez institucional”.

Segundo o jornal El Comércio, o atual presidente do Peru, Francisco Sagasti, afirmou hoje que, segundo o relatório das instituições responsáveis pelo processo eleitoral do segundo turno, este foi realizado de forma “ordeira, serena e sem contratempo que justifica usar uma palavra tão grande quanto fraude”.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) parabenizou o Peru pela disputa em segundo turno, que a entidade considerou “transparente”, segundo o chefe da missão da OEA, Rubén Ramírez. Amanhã, Sagasti deverá se reunir com representantes da entidade.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também

Comentários estão fechados.