Quatro crianças indígenas resgatadas após 39 dias perdidas na selva do Sudeste da Colômbia

Nesta sexta-feira (9), ocorreu um emocionante resgate de quatro crianças indígenas que haviam ficado perdidas nas selvas do Sudeste da Colômbia. O pequeno avião monomotor em que elas viajavam havia caído, dando início a uma intensa busca realizada por autoridades das Forças Militares, tanto pelo ar quanto pela terra e rios, segundo informações obtidas pela Reuters.

As tropas do Exército foram responsáveis pelo resgate das crianças na fronteira entre os departamentos de Caquetá e Guaviare, próximo ao local da queda do avião Cessna 206, que realizava o trajeto entre Araracuara e a cidade de San José del Guaviare.

“Estão vivos, estão vivos, os encontramos”, declarou uma fonte militar de alta patente envolvida na operação de resgate à Reuters.

No dia 1º de maio, a aeronave, que transportava sete ocupantes, emitiu um pedido de socorro devido a uma aparente falha no motor.

Os três adultos que estavam a bordo, incluindo o piloto, infelizmente não sobreviveram e seus corpos foram encontrados dentro da aeronave. Por outro lado, as quatro crianças, de 13, 9 e 4 anos, além de um bebê de 12 meses, conseguiram sobreviver ao impacto.

De acordo com informações preliminares das Forças Militares, que lideraram os esforços de resgate de forma incansável, mesmo diante das dificuldades impostas pelas condições climáticas adversas, as crianças deixaram o avião acidentado e começaram a caminhar em busca de ajuda na selva.

Os socorristas, contando com o auxílio de cães treinados em busca e resgate, encontraram sinais de que as crianças haviam se alimentado de frutas para sobreviver, além de abrigos improvisados construídos com vegetação na floresta.

A operação de busca e resgate envolveu aeronaves e helicópteros da Força Aérea e do Exército, que se uniram para garantir o sucesso dessa missão humanitária.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.