Tragédia em Praga: Atirador Mata 15 e Fere 24 em Universidade

Um ato chocante de violência, um atirador armado matou pelo menos 15 pessoas e feriu outras 24 na Universidade Charles, em Praga, nesta quinta-feira. A polícia e os serviços de emergência confirmaram que o atirador foi “eliminado” após o ataque.

O tiroteio, que ocorreu no prédio da faculdade de artes da Universidade Charles, localizada na Praça Jan Palach, foi reportado pela polícia tcheca pouco depois das 15h (horário local). Em um desdobramento adicional, o pai do atirador, que era aluno da faculdade, foi encontrado morto mais cedo no mesmo dia.

Bohuslav Svoboda, prefeito de Praga, expressou sua consternação em uma entrevista à TV tcheca: “Sempre pensávamos que isso era uma coisa que não nos dizia respeito. Agora acontece isso, infelizmente, nosso mundo também está mudando e o problema de atiradores individuais está surgindo aqui também”.

Petr Nedoma, diretor da Galeria Rudolfinum, situada na Praça Palach, testemunhou o atirador em ação. Ele relatou ter visto um jovem armado com uma arma automática, atirando repetidamente em direção à ponte Manes, antes de jogar a arma na rua.

A polícia isolou a praça e a área adjacente ao edifício da universidade, que se encontra em uma zona de grande movimento, frequentada por turistas que se dirigem à Praça da Cidade Velha. A TV tcheca transmitiu imagens de várias ambulâncias e viaturas policiais alinhadas ao longo do prédio, com sirenes soando ao fundo.

Um e-mail urgente foi enviado a funcionários e estudantes da faculdade, alertando sobre a presença do atirador no prédio e instruindo a tomar medidas de segurança. Imagens nas redes sociais mostraram um grupo de estudantes escondidos, agachados num parapeito do prédio.

O primeiro-ministro tcheco, Petr Fiala, cancelou sua viagem ao leste do país e está a caminho de Praga.

Crimes com armas de fogo são relativamente raros na República Tcheca. O último incidente de grande magnitude ocorreu em dezembro de 2019, quando um homem armado matou seis pessoas em um hospital na cidade de Ostrava, antes de fugir e cometer suicídio. Este trágico evento em Praga destaca a crescente preocupação com a segurança pública e a violência armada na Europa.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.