Yellen: vagas devem aumentar nos próximos meses, mas retomada será ‘acidentada’

A secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, minimizou o argumento de que o bônus de US$ 300 por semana no benefício a desempregados esteja contendo a recuperação do mercado de trabalho. Para ela, a criação de vagas deve aumentar nos próximos meses, mas o processo de retomada será “acidentado”.

Em entrevista coletiva na Casa Branca, Yellen citou o problema de falta de chips como um dos fatores que podem ter contribuído para a geração fracas de postos de trabalho no Payroll de abril. A secretária reconheceu que esperava um número maior que as 266 mil novos empregos, porém ressaltou que os dados são voláteis e que é preciso analisar a tendência. “Criamos 500 mil empregos mensais em média nos últimos três meses”, disse.

Yellen também atribuiu a alta recente dos preços a fatores técnicos, como a base de comparação fraca, e disse que “duvida” que os EUA estejam iniciando um ciclo inflacionário. De acordo com ela, o crescimento dos salários não tem acelerado significativamente.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, salientou que o Payroll expôs a importância de mais ações para garantir a recuperação, que será de “altos e baixos”, na visão dela.

A porta-voz destacou que não há evidências nos dados de que os benefícios a desempregados seja o principal fator por trás da desaceleração do mercado de trabalho. Ela também disse que o presidente Joe Biden acredita que democratas e republicanos precisam começar o processo de aumento do teto da dívida. Psaki revelou que Biden vai se encontrar com congressistas dos dois partidos no dia 12 de maio.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.