Município apresenta ao Legislativo projeto de revitalização da praça São Pedro

Executivo pede crédito especial de R$ 1.881.360,65 para ação que pode reconstruir Casa Temática, em vidro

Cristina Vargas e Marcilei Rossi

No intervalo entre a primeira votação, na segunda-feira (1ª) e a segunda, prevista para a sessão da Câmara Municipal de Pato Branco dessa quarta-feira (3), alguns vereadores e equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano estiveram reunidos nessa terça-feira (2), para a apresentação do projeto que o Município pretende implementar em relação a nova Casa Temática e a revitalização da praça anexa a matriz São Pedro Apóstolo.

Os esclarecimentos, com relação ao Projeto de Lei nº 82/2022, de autoria do Executivo, foram pedidos pelos parlamentares na sessão de segunda-feira (1º), uma vez o PL solicita abertura de crédito especial ainda este ano, no valor de R$ 1.881.360,65, para execução da obra.

No projeto encaminhado ao Legislativo, a explicação de que o crédito especial é da Secretaria de Educação e Cultura, com o argumento de que os “recursos serão provenientes do excesso de arrecadação do exercício de 2022 e do superávit financeiro de 2021”.

Obra

A obra proposta pelo Município fala em substituição do “paver do passeio interno da praça por pedra, redimensionado e alterado o sentido do passeio e dividido o terreno em patamares, com as devidas contenções, para os efeitos estéticos desejados, enquanto a Casa Temática será construída em estrutura metálica, com vedação em vidro translúcido”.

O que, pelas imagens apresentadas na reunião da Câmara e divulgadas pela comunicação da Casa, devem alterar em grande parte, se não total, o aspecto da praça atual, que foi entregue à comunidade em 2013, juntamente com a antiga Casa Temática, que foi consumida pelo fogo em 26 de fevereiro de 2021.

Na explicação do Executivo, o arquiteto da Prefeitura, Eduardo Bruno Machiner, que esteve acompanhado pelo secretário de Planejamento Urbano, Gilmar Tumelero, justificou as mudanças pretendidas na praça, usando referências atribuídas ao Jardim Botânico, de Curitiba. “Além de modernizar a praça, proporcionará mais oportunidades para a comunidade passear e se reunir, além de criar um novo cartão-postal para a cidade. Juntamente com a Casa Temática, que será utilizada não somente para o Natal, mas para todos os eventos festivos do município, e até para pequenos eventos culturais”, concluiu Machiner.

Desníveis são previstos pelo esboço proposto – Crédito: Divulgação Câmara PB

Apontamentos

Informações extraoficiais obtidas pelo Diário do Sudoeste, apontam que o projeto de vidro da casa foi questionado na reunião, com relação ao aquecimento interno que pode ocasionar. Uma das respostas atribuídas ao projeto, foi de que o vidro possibilita uma maior versatilidade na ornamentação.

Também teria sido questionada a remoção das oliveiras, que representam a passagem bíblica do Monte das Oliveiras, onde Cristo teria passado suas últimas horas, antes de seu flagelo. As árvores foram plantadas na lateral de matriz São Pedro Apóstolo, por questão simbólica.

Também, de forma extraoficial, há informações de que a licitação para execução do projeto já está em andamento.

Pelas imagens divulgadas, pequenos jardins podem ser implementados na praça, o que pode restringir o espaço de circulação no local, principalmente em eventos com grande público.

Vale lembrar que em todos os anos, desde quando começaram as comemorações natalinas na praça de Pato Branco, o Município sempre divulga números elevados de pessoas circulando no local.

Memória

Crédito: Acrevo Histórico

Vale ressaltar também que o modelo da Casa Temática queimada em fevereiro de 2021, faz referência a igreja construída em 1935, no anel central de Pato Branco. Atualmente, a lembrança da casa incendiada está a disposição na Matriz São Pedro, em forma de maquete.

Casa temática entregue em 2013, foi queimada em 2021 – Crédito: Arquivo PMPB
você pode gostar também
Deixe uma resposta