Município apresenta projeto de Ginástica Artística

Inicialmente são cerca de 100 vagas disponibilizadas para meninos de 5 a 12 anos

Embalada pela boa aceitação do projeto de Ginástica Rítmica (GR), destinado ao público feminino, e movida pela exposição gerada nas recentes conquistas da Seleção Brasileira de Ginástica Artística (GA), que no Brasil também é chamada de ginástica olímpica, Pato Branco apresentou nessa quarta-feira (31), o projeto de iniciação a GA, para meninos de 5 a 12 anos.

“Vamos dar acesso às nossas crianças a mais essa modalidade. Incentivar a prática esportiva é importante pois possibilita qualidade de vida e aprendizado de valores essenciais como persistência e disciplina”, salientou o prefeito Robson Cantu.

Ele também anunciou que além dos dois professores locais (Cassius Brandelero e Davi Peixoto), que vão trabalhar diretamente com os alunos no ginásio da Unidep, o curitibano Rony Ferreira, que atualmente atua como coreógrafo da Seleção Brasileira de Ginástica e que foi responsável estético por “Baile da Favela”, apresentado por Rebeca Andrade nos Jogos Olímpicos de Tóquio, dará consultoria para o projeto que começa a ser desenhado no município.

Inicialmente o projeto vai atender cerca de 100 crianças e adolescente de 5 a 12 anos, do público masculino, com treinamentos acontecendo de duas a três vezes por semana na Unidep, sendo três turmas por turno. Contudo, se o ginásio do bairro Anchieta é a casa da GR, a estrutura do bairro Menino Deus, segundo o prefeito deve a longo prazo, abrigar o projeto de ginástica artística, que nos planos do Município ainda compreende a ampliação do projeto para atender ao público feminino.

Fávio Krassota, diretor da Secretaria de Esporte e Lazer recordou que a GR iniciou na Unidep até ganhar corpo e agora tem um local exclusivo de treinos, “aqui [ginástica artística] é um embrião, que precisa ser bem fortalecido para se tornar algo maior”, pontuou ele.

Reitora do Centro Universitário, Ornella Bertol falou em satisfação quanto instituição de ensino superior em contribuir com a comunidade.

Seletivas

Brandelero afirmou que será um novo desafio profissional, uma vez que se trata de um projeto em fase de iniciação. “Vamos plantar uma semente agora, para colher no futuro (…) e temos tudo para crescer.”

Também de acordo com Brandelero a seletiva para o projeto está sendo pensada para o final do ano. Até porque neste momento, ele e Peixoto estão percorrendo as escolas municipais para conhecer possíveis praticantes da modalidade, “nesses próximos três meses estaremos descobrindo novos talentos e para o próximo ano, vamos selecionar para o alto rendimento.”

Simultaneamente ainda estão sendo elaborados os projetos, o que envolve também a aquisição de aparelhos. Vale destacar que para a ginastica artística masculina os aparelhos são: solo, mesa, cavalo com alças, barra paralelas, barra fixa e argolas, enquanto que o feminino compete em solo, trave, mesa e barras assimétricas.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas pelo telefone (46) 3220-6087.

você pode gostar também
Deixe uma resposta