Foto: Augusto Dias
O Município de Pato Branco realizou na noite de quinta-feira (5) a apresentação da segunda etapa do plano especial de urbanização para o chamado eixo estruturante estruturante 158 (PEU EE 158), que abrange bairros da região oeste da cidade.
O plano prevê um debate público entre a comunidade, lideranças e departamentos técnicos do Município para a criação de propostas de urbanização para bairros como Aeroporto, Vila Esperança e Fraron.
A primeira etapa do plano aconteceu em março, com uma audiência pública para apresentação de um diagnóstico das características da região. A audiência foi coordenada pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano.
A apresentação e o diagnóstico ficaram disponíveis para consulta pública por 20 dias, período para o envio de sugestões e comentários por parte da população. Nesta quinta-feira, foi feita a apresentação das primeiras propostas para o plano, a partir de análises profissionais e das considerações feitas pela comunidade.
Tanto a audiência pública quanto a apresentação foram realizadas no auditório do Largo da Liberdade e transmitidas em tempo real pelas redes sociais. Os vídeos seguem disponíveis no site da Prefeitura de Pato Branco (patobranco.pr.gov.br/peu-eixo-estruturante-158), e no canal oficial do Município no Youtube.
Propostas
A fase de diagnóstico apurou tanto os potenciais como as demandas a serem solucionadas na região. De acordo com o secretário municipal de planejamento urbano, Gilmar Tumelero, a mobilidade é um dos principais problemas encontrados na região, especialmente na travessia do trevo da Taísa, uma das principais vias de conexão dos bairros da região com o centro da cidade.
De acordo com a apresentação realizada na quinta, o programa de intervenções estrutura as propostas em quatro eixos temáticos: rede hídrica e ambiental e espaços públicos; mobilidade; uso e ocupação do solo; habitação.
Quanto a mobilidade, entre as propostas estão a ampliação das classificações viárias na região oeste, a estruturação de novas conexões entre os bairros, a criação de travessias em desnível da BR – 158 e ciclovias.
O primeiro passo para a implementação das propostas de mobilidade seria a municipalização da rodovia. “A gente entende que é necessário fazer pois há muitos impedimentos que o município não tem essa liberdade de fazer o que precisa ser feita em cima da faixa federal, da área de domínio do DNIT”, disse Tumelero na apresentação.
Entre as propostas também está a criação de um parque linear na esquina entre as ruas Jacó Morelato e João Penso. O parque possuiria de áreas de preservação, lago de contenção e equipamentos que mantém a permeabilidade do solo, como forma de reduzir o risco de alagamentos na região.
Etapas
De acordo com o secretário, as propostas ficarão disponíveis para consulta pública e poderão receber comentários pelo prazo de 20 dias, a contar da última quinta-feira (5). “Após a apreciação, é feito um compilado e refeitas as propostas, caso tenha algo que a equipe técnica ache interessante implementar”, continuou Tumelero.
A proposta finalizada será transformada em projeto de lei, que deverá ser apreciado pela Câmara Municipal.