Depois de ter sido suspensa em 2021, quando o Município identificou problemas no projeto estrutural do novo Teatro Municipal Naura Rigon, o Executivo de Pato Branco, assinou nessa quarta-feira (19), o contrato e ordem de serviço para a execução da primeira fase de construção do novo espaço cultural.
Ainda em fevereiro deste ano, durante visita ao terreno do teatro, organizada pela Câmara Municipal de Pato Branco, o então secretário de Engenharia e Obras, Vladimir José Ferreira explicou que “quando começamos a executar a obra em janeiro de 2021 não encontramos problemas sobre a fundação, porém, após estudar as vigas baldrames, encontramos vários pilares que não chegavam a fundação”, disse ele na ocasião.
Na mesma ocasião, Ferreira revelou que o Município deveria iniciar o processo de quebra do contrato com a empresa licitada para executar a obra, para dar início a um novo processo licitatório, após a revisão do projeto estrutural.
É justamente cumprindo todos esses trâmites anunciados em fevereiro, que a nova licitação foi realizada e agora a nova empresa tem o prazo de 300 dias para a conclusão da obra.
Para esta etapa da reconstrução do teatro, o valor licitado é de R$ 4.979.301,49, dos cofres do Município e da apólice de seguro, que foi acionada com o incêndio em abril de 2018.
Segundo a secretária de Educação e Cultura, Jusara Rittzmann, esse é um passo importante na valorização e fomento das expressões culturais e artísticas locais. “É essencial oportunizar que as crianças pato-branquenses também desenvolvam referência e identidade cultural ao usufruir desse espaço”.
“Esse é um sonho de muitos anos que vai ser concretizado. Legitimar a cultura, que é um dos eixos mais importantes para uma sociedade, vai possibilitar a preservação da história do nosso povo pato-branquense, comemorou o prefeito Robson Cantu.
Projeto
Mesmo com os entraves no projeto estrutural anterior, a concepção arquitetônica será mantida. Assim, o novo Teatro Municipal Naura Rigon, terá 2.164 m², quando finalizado.
Pelo projeto arquitetônico apresentado ainda em 2019, a nova estrutura será em dois pavimentos. A sala de espetáculo terá capacidade para 668 pessoas — 268 lugares a mais do que a estrutura consumida pelo fogo.
O projeto do novo teatro, que contempla entre os traços uma ampla fachada de vidro é descrito como de arquitetura contemporânea.
“É uma grande responsabilidade recomeçar essa casa de cultura que contará com 2.164 m² e poderá ser utilizada pela população com segurança e qualidade”, explica o secretário de Engenharia e Obras, Daniel Parcianello.
Também de acordo com Parcianello, concluída a primeira etapa o Município deve iniciar os trâmites para o acabamento do teatro, o que vai envolver toda a questão e iluminação, acústica, poltronas, som.
Conforme o secretário de Engenharia e Obras da obra iniciada em 2021, permanecem no terreno blocos e estacas. “Fizemos a revisão do projeto, buscando aproveitar ao máximo. Conseguimos aproveitar muita coisa, teremos que romper alguns blocos para fazer adequações e acrescentar alguns, que foi o principal motivo da paralisação”, comentou Parcianello falando em deficiência na estrutura.
Relembre
– O Teatro Municipal Naura Rigon foi inaugurado em Pato Branco, em dezembro de 1996. Na época era tido como o terceiro maior teatro do Paraná, com capacidade para 650 pessoas.
– O local integrava um conjunto de prédios culturais, denominado de Centro Cultura de Pato Branco Raul Julglair, que também abriga a Biblioteca Municipal Helena Braun e o Museu Municipal José Zanella.
– Em 2008, o teatro passou pela primeira reforma, quando se encaminhava para 12 anos de uso.
– No ano de 2015, teve início a segunda reforma do teatro, que se estendeu até meados de 2016. Naquela ocasião, respeitando regras de segurança a capacidade da sala de espetáculo foi reduzida.
– Na madrugada de 17 de abril de 2018, um incêndio de grandes proporções destruiu o Teatro Municipal Naura Rigon, de Pato Branco.
Apesar das chamas, as estruturas da Biblioteca Municipal Professora Helena Braun e do Museu Histórico José Zanella, anexos ao Teatro, não foram atingidas, não comprometendo, assim, o acervo bibliográfico e histórico de Pato Branco.
– Em fevereiro de 2020, a estrutura que restou do teatro foi demolida.
– Em janeiro de 2021, o Município efetuou a limpeza do terreno para o início das obras de reconstrução, mas já em fevereiro daquele ano, as obras foram suspensas por incoerências no projeto estrutural.
O Diário já noticiou