Marcilei Rossi com assessoria
Foi dada a ordem de serviço nessa segunda-feira (10), para a pavimentação com asfalto de 15 ruas, nos bairros Fraron, Parque do Som e Vila Isabel, em Pato Branco. O investimento total será de R$ 4.638.615,47, dos cofres do Município.
Ao todo, serão realizados 36.199 m² de obra. Os serviços contemplam de drenagem pluvial, pavimentação com concreto betuminoso usinado a quente, colocação de meio-fio e sinalização de segurança vertical e horizontal.
“São importantes ruas que conectam os nossos bairros. Com as melhorias, a trafegabilidade e a segurança, tanto dos motoristas quanto dos pedestres, aumenta. Além de dar mais conforto e qualidade aos usuários e moradores próximos”, destaca o prefeito, Robson Cantu.
Ainda de acordo com Cantu, é aguardado para esta terça-feira (11), a liberação de recursos para a pavimentação da rua Timbiras nos bairros Menino Deus e Amadori; e ainda outros lotes, estes que segundo o prefeito devem garantir 100% de pavimentação com asfalto nos bairros Gralha Azul e Veneza (primeiro lote); e Bela Vista e Paulo Afonso (segundo lote).
Cantu também ponderou sobre a situação do asfalto da avenida Tupi. Falando em altos volume de investimento para a recuperação da via, ele pontuou que neste caso será necessário o aporte de recurso ou do Estado ou da União para conseguir viabilizar a obra.
“Está deteriorado, é um asfalto que foi construído [pavimentado] em 2008, que vemos uma validade de 20, 25 anos. Não temos 12 [anos de entrega da obra] e não temos mais asfalto”, comentou Cantu.
Presidente da União de Bairros de Pato Branco, Marilene Dabastiani Colla falou em satisfação da população em ver seu bairro bonito. “Temos ruas que estão precisando por demais”. Ainda segundo ela, esta é uma demanda de longo tempo, e recordou que a união no passado redigiu uma carta de reivindicações e que seguiu sendo apresenta aos gestores.
Na mais recente carta da União algumas das ruas contempladas com o recente anúncio, mas a própria presidente da entidade recorda que muitas outras também constam no documento, além de melhorias como áreas de lazer, escolas e cuidados com o patrimônio público já constituído. “Nós seres humanos somos exigentes, e as lideranças dos bairros lutam muito pelas causas dos seus bairros.”
Presidente do Legislativo, Claudemir Zanco – Biruba, é ex-presidente da União de Bairros. Ele descreve que a Câmara de Vereadores é “o principal para-choques da população”, ao que completou afirmando que “uma das principais reivindicações é a melhoria com asfalto, para o cidadão poder entrar e sair do seu bairro com tranquilidade”. Ele ainda ponderou que “está sendo recomeçado o programa de asfalto, que é algo que não pode parar em uma cidade da qualidade de vida e da grandeza de Pato Branco.”
As ruas contempladas são
Bairro Fraron
– Rua Irineu Parzianello, entre as ruas Irineu Parzianello e Lídio Oltramari;
– Rua Lídio Oltramari, entre as ruas Irineu Parzianello e Benjamin Borges dos Santos;
– Rua Angela Parzianello, entre as ruas Lídio Oltramari e Vitélio Parzianello;
– Rua Vitélio Parzianello, entre as ruas Angela Parzianello e Benjamin Borges dos Santos;
– Rua Benjamin Borges dos Santos, entre as ruas Vitélio Parzianello e Lídio Oltramari;
Bairro Parque do Som
– Rua Maria Bombarda Oldoni, entre as ruas Lídio Guerra e Carlos Roberto Amadori;
– Rua Mário João Perim, entre as ruas Carlos Tumeleiro e José Valdir Garcia;
– Rua Pioneiro Alberto Braun, entre as ruas Maria Bombarda Oldoni e Bolislau Fidalski;
– Rua Bolislau Fidalski, entre as ruas Pioneiro Alberto Braun e Lídio Guerra;
– Rua Lídio Guerra, entre as ruas Maria Bombarda Oldoni até o lote 01 da quadra 1574;
Bairro Vila Isabel
– Rua Aimoré, entre a avenida Das Torres e rua Roald Carraro;
– Rua Pedro Soares, entre as ruas Assis Brasil e Tocantins, e Aimoré e Silva Jardim;
– Rua Silveira Martins, entre as ruas Abel Bortot e Roald Carraro;
– Rua Silva Jardim, entre a rua Roald Carraro e avenida Das Torres.
Reposição salarial dos servidores
Durante a assinatura da ordem de serviço de asfalto, o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu comunicou que enviou ao Legislativo correspondência referente a reposição salarial dos servidores municipais.
Na mensagem, proposta de reposição de 5,2%. “Não é novidade, é um aumento justo e devido, que o Governo pela lei 173, tivemos que tirar quando demos. Então só estamos repassando o que é devido aos nossos funcionários”, disse Cantu, afirmando não ser preciso passar pela Câmara, falando ser apenas um comunicado a Casa de Leis.
Por sua vez, o presidente do Legislativo de Pato Branco, Claudemir Zanco recordou que ainda em 3 de janeiro, como primeiro ato de nova Mesa Diretora, houve uma conversa com o Executivo, via a vice-prefeita Angela Padoan, onde foi cobrado agilidade no envio do Projeto de Lei “para fazermos essa recomposição, que é um direito do funcionalismo público municipal. Ainda não recebemos este projeto, mas é importante que o prefeito já anuncie que prontamente vamos encaminhar para fazermos uma sessão extraordinária, ainda no recesso da Casa, para que o servidor público recebe neste mês o que é de direito e foi retirado.”