Município de Chopinzinho completa 66 anos de emancipação político-administrativa

Jéssica Procópio e Paloma Stedile

Tendo se emancipado no dia 14 de dezembro de 1955, Chopinzinho completa nesta terça-feira (14) 66 anos de existência. Neste ano, a programação de aniversário do município será com a realização da 6ª edição da já tradicional Festa do Prato Típico, que acontece hoje.

Tendo em vista que, mesmo com menos intensidade, a covid-19 continua presente na região, a 6ª Festa do Prato Típico de Chopinzinho ocorrerá da mesma forma como foi promovida no ano passado, no formato drive-thru. A informação é da presidente da Associação Municipal dos Avicultores de Chopinzinho (Asmac), Juliana Jackoski Miglioranza.

História do Município

Com cerca de 20 mil habitantes, segundo dados atualizados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município já foi uma colônia militar — fundada em 1859 com o objetivo de defender a região sudoeste do Paraná da Argentina, que reivindicava essas terras.

Mais tarde, em 1909, de acordo com site do Município, tornou-se domínio civil e passou a se chamar Distrito Policial de Chopim, pertencente ao município de Palmas. Já em 1920 foi elevado a Distrito Judiciário de Colônia de Chopim, agora distrito de Mangueirinha, que havia se emancipado de Palmas.

Somente em 14 de dezembro de 1995 teve sua emancipação político-administrativa e mudou seu nome para então Chopinzinho. De acordo com a prefeitura do município, a nomenclatura “deriva do rio como o mesmo nome, que, por sua vez, deriva do rio Chopim que tem seu nome de um pássaro preto e canoro que se chama Chopim ou Chupim, abundante na região (Na época)”.

Festa do Prato Típico

Os kits já estarão disponíveis para retirada do público a partir das 10h30, no Ginásio de Esportes do bairro San Genaro.

Ao todo, foram colocados à venda 500 kits antecipados, os quais são compostos por frango com polenta e codorna. Cada um custa R$ 35 e podiam ser adquirido com a Asmac, prefeitura ou entidades parceiras. A ideia também é destinar uma quantidade àqueles que deixarem para a última hora.

De acordo com a presidente da Asmac, o evento começou como uma forma de comemorar o aniversário de emancipação político-administrativa do município. Porém, também é uma forma de valorizar o setor avícola, uma vez que é o principal Produto Interno Bruto (PIB) econômico de Chopinzinho.

“Não poderíamos estar de fora e, muito menos, deixar de honrar esse setor, que é tão grande e de tamanha importância para o nosso município”, declara.

População

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada de Chopinzinho, divulgada neste ano, é de 19.083 pessoas. No último censo, em 2010, a população era de 19.679 pessoas.

A densidade demográfica em 2010 era de 20,51 habitantes por quilometro quadrado.

Geração de emprego

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, divulgado em novembro, referente ao mês de outubro, revelou saldo positivo no mês de 35 postos de trabalho, no comparativo de admissões e desligamentos.

No acumulado do ano, ou seja, de janeiro a outubro, o saldo é de 440 postos de trabalho abertos.

Por sua vez, de novembro de 2020 a outubro deste ano, o saldo é de 388 novos postos de trabalho.

Educação

Dados do Ministério da Educação, revelam que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), para os anos iniciais do ensino fundamental, levando em conta a rede pública, em 2019, foi de 6,4.

Já o Ideb para os anos finais do ensino fundamental, também rede pública, em 2019, foi de 5,0.

Turismo

Destaque na produção leiteira na região, sobre o solo de Chopinzinho pedras semipreciosas são encontradas em jazidas.

A exploração da lavra está regulamentada pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), em uma área de 2.000 hectares, distribuídos principalmente nas comunidades de Quilômetro Oito, São Miguel, Ponte Alta, Passa Quatro e Alto Bugrinho.

você pode gostar também
Deixe uma resposta