Nesta semana as chuvas que atingiram a cidade foram intensas, e os alagamentos que eram uma constante no Bairro Industrial e Bonatto não se repetiram. Uma intervenção realizada na saída de água da lagoa de contenção coma colocação de blocos de concreto com o objetivo de reduzir a velocidade da água que segue pelo córrego.
O canal de saída da lagoa de contenção tem a mesma dimensão das pontes, o que segundo o Secretário de Engenharia e Obras de Pato Branco Daniel Parcianello causava um problema de vazão em dias de chuva forte, pois além do fluxo de água da lagoa, o volume de água que chega ao córrego pelo sistema de águas pluviais acabava sendo muito grande, causando alagamento.
“Junto com a Secretaria de Meio Ambiente, fizemos cálculos de incidência de chuva na bacia e determinamos uma vazão ideal que deveria ter para que a água fosse contida. Então usamos esses blocos grandes de concreto para diminuir essa vazão”.
No córrego do Penso, no bairro Aeroporto, foram realizadas intervenções que resultaram numa melhoria doo fluxo de água, e não foram mais registrados alagamentos.
Já fizemos quatro pontes, alargando, tinha tubos de um metro e meio, então o volume de água que chegava ali é grande e alagava aquelas casas. Não tivemos mais alagamentos ali, em função dessas intervenções. Pretendemos ainda fazer mais uma ponte na rua José Leonardi, para melhorar ainda mais a vazão do córrego.
Além dessas melhorias Parcianello comentou sobre a intenção do município de executar a limpeza da bacia do bairro Pinheirinho, com o objetivo de evitar alagamentos na região.
Comentários estão fechados.