Mais de 30 residentes da cidade foram beneficiados pelo primeiro Mutirão de Pequenas Cirurgias realizado no último sábado (19). Organizado pelo município de Pato Branco, o evento teve como objetivo aliviar a longa fila de espera e expandir os atendimentos de saúde à comunidade local.
Procedimentos como biópsias, exéreses de lesões, como cistos e lipomas, e o tratamento de onicocriptose (unha encravada) foram realizados por oito equipes médicas especializadas. O foco era priorizar casos de maior gravidade e tempo de espera na lista de pacientes aguardando atendimento.
Iraides Antonietti, uma das beneficiadas, estava há mais de um ano aguardando por uma cirurgia para remover lesões de pele. “O atendimento foi muito bom”, elogiou Antonietti. Claudia Dal Bosco Zanella, que iniciou o tratamento para a retirada de um lipoma no pé em 2022, também destacou a eficiência do programa. “Foi bem rápido e muito bem atendida. Isso ajuda bastante, não precisamos ficar tanto tempo esperando”, avaliou.
Angela Hoppenn, médica responsável pelo mutirão, explicou que a decisão de realizar o evento se deu após um levantamento da lista de espera para esses procedimentos. “Acredito que a longa lista de espera foi agravada pela pandemia, que forçou a suspensão de muitos dos nossos serviços”, disse Hoppenn.
As pequenas cirurgias são procedimentos minimamente invasivos que não necessitam de internação ou anestesia geral, permitindo aos pacientes uma recuperação rápida e o retorno à rotina diária em curto espaço de tempo.
Comentários estão fechados.