Para não passar em branco as homenagens ao padroeiro, paróquia São João Batista está celebrando missas e fará uma carreata na quarta (24); igreja também está vendendo kits almoço
Pelo segundo ano seguido o Município de São João não realizará sua tradicional festa junina e nem acenderá sua famosa fogueira. A decisão de cancelar mais uma vez as festividades, em homenagem ao padroeiro que dá nome ao município, foi tomada com base nas medidas de prevenção a covid-19.
Como a festa é uma das principais formas de angariar dinheiro para a manutenção da paróquia São João Batista, diretamente envolvida na organização do evento, a igreja comercializará kits almoço, que serão entregues no domingo (27), a partir das 11h, no Centro Comunitário, na rua Santa Rita.
Cada kit custa R$ 100 e serve até seis pessoas. Em cada um deles contém 2 kg de carne de gado assada, 1 kg de frango assado, maionese, farofa, cinco pães e salada.
Para adquirir o almoço população deve ir até a paróquia, situada na rua São Miguel, nº 712, no centro de São João. O local fica aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13 às 17h30. Comunidade também pode comprar os kits em alguns estabelecimentos do município — Lojas Felipe, MCC Agroveterinária, Farmácia Farmacelli, Central Luz, Angel Motos e Loja Magic. Membros do conselho também estão vendendo kits.
Celebrações religiosas
A paróquia está realizando um tríduo em homenagem ao padroeiro. Ontem (22) o padre Roberto Baroni celebrou a missa. Hoje (23) o bispo Dom Edgar Xavier Erthl conduzirá a celebração, que ocorre as 19h. Amanhã (24), dia do aniversário de São João, o padre Aldemir Francisco Belaver fará a missa pela manhã, às 9h. Depois terá uma carreata pela cidade.
Festa de São João
Destaque não só no Sudoeste como em todo Paraná e estados vizinhos, a tradicional Festa de São João, realizada a cada dois anos no município, conta com a maior fogueira do país — título recebido pela empresa RankBrasil em 2010, após visita de avaliadores no município. Naquela época foram erguidos 62,2 metros de fogueira.
A curiosidade de todos em ver de perto a maior fogueira do Brasil e participar de uma das maiores festas juninas do país leva a São João um público externo maior do que 30 mil pessoas, conforme Associação Comercial de São João (ACSJ) e movimento na economia cerca de R$ 2 milhões.
Em 2018 foi o último ano que a fogueira foi erguida no município. Naquele ano foram 53 metros, de acordo com Prefeitura de São João. Para a construção da estrutura foram preciso 30 dias e necessários 13 profissionais.