O Município deve tomar medidas para reduzir os ruídos de equipamentos de limpeza utilizados para a varrição da Praça Presidente Vargas. Entre as medidas deverá estar a aquisição de novos equipamentos sopradores, que causam menos impacto sonoro do que o utilizado atualmente.
Um grupo de moradores de condomínios do entorno da praça manifestou incômodo com o barulho da sopradora, utilizada diariamente, sobretudo no período da manhã. De acordo com Ramon Noguchi, secretário municipal de meio ambiente de Pato Branco, o Município estava ciente da situação, manifestada pelos moradores por meio de abaixo assinados, e já estudava formas de amenizar a situação.
“Estamos adquirindo sopradores mais silenciosos. Estamos adquirindo um equipamento novo, que é um aspirador de folhas, que é um equipamento mais silencioso e portanto mais adequado para as áreas urbanas”, disse o secretário.
Segundo ele, a sopradora é utilizada a partir das 7h, com exceção dos domingos, quando é utilizada mais cedo, por conta da limpeza para a missa realizada na Matriz São Pedro Apóstolo. Noguchi disse ainda que a limpeza de forma manual é inviável, o que exigiria a utilização de equipamentos mecanizados.
“É um serviço essencial. A gente faz ele da melhor maneira para causar o menor desconforto possível, estamos estudando formas de ser o mais silencioso possível, mas é um serviço que tem que ser feito, em nome de todas as atividades que são realizadas diariamente na praça, que é bastante movimentada, é o coração da cidade, e tem que estar bem cuidada”, completou o secretário.