Município divulga conclusão da primeira etapa da obra do Terminal Urbano

Redação com Assessoria

A Prefeitura de Pato Branco divulgou nessa segunda-feira (7), que foi concluída a primeira etapa da obra do Terminal Urbano Central do Transporte Coletivo de Pato Branco, situado no fundo do prédio da prefeitura. A obra teve início em abril de 2020.

Segundo a manifestação, a estrutura, onde os usuários serão atendidos, já está concluída, sendo necessário para entrar em funcionamento a realização da segunda etapa, que compreende a alteração da pista e nas vias, além da automatização do terminal, instalação do sistema de segurança e mobiliário.

“Concluímos a primeira etapa, que é a estrutura física da obra, agora projetamos a próxima, que é o entorno que dará o acesso e funcionalidade do terminal. A expectativa é de iniciarmos ainda neste semestre os serviços, tanto do entorno como das demais estruturas para que o espaço possa atender as necessidades dos usuários”, disse o secretário de Engenharia e Obra, Vladimir Ferreira.

Ao todo, foram investidos nesta primeira etapa o valor R$ 3.064.056,09, montante que foi depositado em forma de outorga pelo consórcio que opera o serviço de transporte coletivo no município.

O espaço visa melhorar a mobilidade urbana, qualificando o transporte público do município e suprindo as necessidades dos usuários com comodidade, conforto e segurança. 21 linhas serão conectadas, interligando todos os bairros e beneficiando mais de 12 mil pessoas.

O terminal está localizado entre as ruas Pedro Ramires de Mello, Araribóia e Caramuru, a estrutura contempla três entradas e saídas com catracas, para manter o controle e segurança dos usuários, coberturas para proteger o embarque e desembarque nos veículos, área de atendimento, sala do consórcio, depósito de material e praças exclusiva para os usuários.

Trânsito

Com a segunda etapa, algumas alterações no trânsito das ruas do entorno serão realizadas.

Conforme o diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco (Depatran), Robertinho Dolenga, o projeto prevê supressão de todas as vagas de estacionamento nas ruas Arariboia, Caramuru e Pedro Ramires de Mello.

Prevê faixa exclusiva de circulação de ônibus, sendo que eles entrarão no sentido contrário dos demais veículos nas ruas Pedro Ramires de Mello e Arariboia, não alterando o fluxo desses veículos.

Ainda, os pontos de ônibus na Caramuru, Tamoio (Casa do Artesão) e Tamoio (antiga Rodoviária) serão desativados e migrarão para o terminal.

 “São mudanças que impactarão na mobilidade das vias e também na rotina de muitos motoristas, mas que melhorarão significativamente o transporte coletivo do nosso município. Ainda, a Prefeitura está buscando alternativas para implementar o estacionamento na área central, em vista da supressão. Estamos estudando uma alternativa para minimizar essa questão do estacionamento”, frisa Dolenga.

Câmara

Também nessa segunda, mas, na Câmara Municipal de Pato Branco, foi lido o requerimento 33 de 2022, em que os vereadores Claudemir Zanco, Dirceu Luiz Boaretto, Eduardo Albani Dala Costa, Romulo Faggion, que integram a Mesa Diretora, pedindo ao secretário de Engenharia e Obras, Vladimir José Ferreira, agendamento de reunião para maior conhecimento do andamento da obra do Terminal Urbano.

Segundo o documento, o pedido de reunião é para a terça-feira (15), às 14h, no Legislativo.

Os vereadores pedem a apresentação da planilha de execução do terminal. Também foi requerida a participação do representante da construtora responsável pela execução da obra.

você pode gostar também
Deixe uma resposta