Redação com Assessoria
O projeto Moradia Legal do Governo do Estado, que vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano em conjunto com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), promoveu na noite de quinta-feira (3), reunião com moradores dos bairros Bela Vista e Planalto, com o objetivo de passar diretrizes para a regularização de terrenos com a titulação adequada.
Conforme o secretário de Planejamento Urbano, Gilmar Tumelero, o projeto possibilita a regularização das moradias de famílias de baixa renda em áreas de posse e que não tenham disputa judicial. “Aproximadamente 40 famílias participaram, essa ação oferece segurança jurídica, efetivando o cumprimento da função social da propriedade urbana e assegurando o direito à moradia à população de baixa renda”, salienta.
Em janeiro deste ano, aconteceu a primeira reunião do programa. Na ocasião foram reunidos moradores dos bairros São Cristóvão/ Encruzilhada.
Naquela oportunidade foi destacado que aproximadamente 300 imóveis estão atualmente ocupados de forma irregular no município hoje.
Novas reuniões
Devido a alta demanda de regularização imobiliária no perímetro urbano, na terça-feira (8), uma nova reunião está prevista, desta vez com moradores dos bairros Sudoeste, Novo Horizonte, Cristo Rei, Alvorada, Bonatto e Santo Antonio.
O evento será realizado no Céu das Artes a partir das 19h30. “Realizamos as reuniões no período da noite para reunir um número maior de interessados, para que todas as dúvidas sejam sanadas”, destaca Tumelero.
Também na próxima semana, vai ocorrer na quinta-feira (10), a reunião com os moradores dos bairros São Roque, Morumbi, São Cristóvão e Pinheirinho, enquanto que na terça-feira, dia 15, as diretrizes serão repassadas à população bairros Pagnoncelli, Vila Esperança, Aeroporto e Trevo da Guarani.