Com início do verão, começam as temporadas de chuvas e altas temperaturas. A partir deste cenário, a Secretaria de Saúde de Pato Branco, por meio do departamento de Vigilância em Saúde tem intensificado a conscientização que visa prevenir a dengue.
Entre as ações de enfrentamento realizadas, foram feitos mutirões de limpeza e recolhimento de entulho em diversos bairros do município.
Também, em reuniões junto aos presidentes de bairros, os agentes de epidemiologia buscaram conscientizar a população a partir de cada região. Atualmente 47 agentes trabalham seguindo cronograma que cobre toda a área urbana a cada 60 dias. O quadro de colaboradores com a função de evitar a propagação da doença aumentou e possibilitou maior frequência de vistorias em todas as localidades.
A partir do chamado Levantamento de Índice Rápido, é diagnosticada a quantidade de larvas coletadas cujo resultado positivo para dengue são confirmados. Em testes laboratoriais, a equipe é capaz de mensurar o nível de risco periodicamente. Na última verificação, constatou-se um índice de 0,3% de positivos, o que indica uma situação bastante controlada. Até 1%, é considerado baixo risco, entre 1% e 4%, passa a ser circunstância de alerta e a partir de 4% o risco passa a ser alto e aponta possível epidemia.
“É importante que os moradores coloquem em prática as instruções da equipe para que possamos reduzir os ricos de contágio”, explica Juliano Josias Santos, coordenador do Controle de Endemias. “Referente aos cuidados no combate ao mosquito Aedes aegypti, o principal objetivo é eliminar os criadouros”, completa Juliano.
Ainda, vêm sendo empregadas estratégias como palestras nas escolas localizadas em bairros normalmente mais atingidos, orientação por parte da equipe educativa, além do evento Dia D, que instrui durante todo o dia como se prevenir.
Comentários estão fechados.