Nesta terça-feira (7) o Município segue aplicando as doses de reforço das vacinas contra a covid-19. Conforme o calendário, serão aplicadas doses nas pessoas que completaram o esquema vacinal até o dia 10 de julho de 2021. Completar o esquema vacinal significa ter tomado as duas doses da vacina ou a dose única.
A aplicação será realizada no drive-thru do Centro Regional de Eventos e na sala de vacinação central das 8h às 16h, e nas unidades de saúde dos bairros das 13h às 16h.
Conforme dados divulgados pelo Município no fim da tarde desta segunda-feira (6), Pato Branco já tem 88,2% de pessoas vacinadas com a primeira dose, 73,3% completamente imunizadas e 10,1% que receberam a dose de reforço.
No último sábado (4) foi realizado um mutirão de vacinação contra a covid-19 na praça Presidente Vargas. Segundo informações do Município, na ocasião a Secretaria de Saúde aplicou 679 vacinas contra a covid-19. Do total, 17,8% foram para primeira dose, 31,3% para segunda dose e 50,8% para dose de reforço. Com a soma desses grupos, o município atingiu os atuais percentuais de vacinação.
“A adesão no nosso município está muito boa, inclusive, muitas pessoas com doses em atraso compareceram no sábado para completar o esquema de vacinação”, avalia a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Emanoeli Stein.
Na ação de sábado, a secretaria buscou ampliar a cobertura vacinal em pessoas que, por algum motivo, tenham perdido as datas anteriores. No total, 56 adultos e 65 adolescentes receberam a primeira dose; 171 adultos, duas gestantes e 40 adolescentes receberam a segunda dose; e 345 pessoas com esquema vacinal concluído até o dia 10 de julho receberam a terceira dose.
“Embora a vacinação seja um meio efetivo para proteção das formas graves da doença, é importante seguir com as medidas de proteção, como uso da máscara, álcool em gel e distanciamento”, reforça Emanoeli.
“Ainda não podemos garantir que estamos totalmente imunes a esta doença e precisamos nos proteger e proporcionar proteção coletiva. Ressaltamos importância de terminar o esquema vacinal, pois temos prazos para a vacinação, na medida em que as doses têm validade de 30 dias após o recebimento. Quem não comparecer no dia agendado corre o risco de atrasar seu esquema, pois as doses precisam ser utilizadas em tempo hábil”, continuou.