Em abril, o Município de Pato Branco juntamente com a Azul Linhas Aéreas, convocou empresários e lideranças de Pato Branco e região para falar do momento atual dos voos e estimular a população para que haja o aumento da ocupação dos voos que saem e chegam no Aeroporto Regional de Pato Branco – Professor Juvenal Cardoso.
Na ocasião o assessor da Presidência para Assuntos Institucionais da companhia, Ronaldo da Silva Veras enalteceu a qualidade do aeroporto, e definiu que o encontro serve para entender “o que precisamos para aumentar nossa operação, ou, melhorar a operacionalidade dela”.
Após o encontro ocorrido em abril houve um aumento significativo da taxa de ocupação dos voos saindo do Aeroporto Regional de Pato Branco o que proporcionou a Azul Linhas Aéreas aumentar a frequência dos voos para diária, incluindo o sábado, que era o único dia sem voos regulares.
Em paralelo a atuação da Azul e dos empresários locais e regionais que passaram a utilizar os voos como meio para se deslocar a Curitiba, o Município de Pato Branco, juntamente com COMTUR, Casispar e entidades regionais disponibilizaram uma pesquisa ampla para identificar os hábitos da população do Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina, no que se refere a forma de acessar grandes centros,
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Pato Branco Marcos Colla, reiterou o compromisso do Município na continuidade das melhorias do Aeroporto Regional de Pato Branco – Professor Juvenal Cardoso. Colla explicou como está o andamento da instalação do PAPI, (Precision Approach Path Indicator, em português Indicador de Percurso de Aproximação) nas duas cabeceiras da pista de pousos e decolagens, que são luzes que auxiliam a aproximação das aeronaves durante o pouso em situações de baixa luminosidade ou condições climáticas desfavoráveis. “O PAPI está instalado e pronto para receber a visita do Instituto de Cartografia da Aeronáutica, que irá realizar a aferição da posição do equipamento. Essa vinda está prevista para acontecer ainda no mês de agosto corrente.
Após essa etapa será necessário a vinda de uma equipe do GEIV – Grupo Especial de Inspeção em Voo, que fará a aferição do equipamento. O GEIV tem por missão aferir a eficácia desses sistemas, equipamentos e procedimentos de modo a garantir uma operação segura a todas as aeronaves em circulação no espaço aéreo brasileiro durante todas as fases de voo, sobretudo em condições meteorológicas adversas.
“A vinda da aeronave go GEIV juntamente com os técnicos está prevista para acontecer até outubro deste ano, e uma vez que essa etapa esteja concluída, e os equipamentos homologados, teremos melhores condições de atender as empresas aéreas e assim reduzir os cancelamentos”, pontua Colla.
Segundo Colla o Município está dando sequência a outras ações no Aeroporto Regional de Pato Branco, como construção do novo terminal e adequações na pista de pouso e decolagem, que propiciará a operação de aeronaves maiores.
Comentários estão fechados.