Na sexta-feira (9) a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa) emitiu uma nova técnica, estabelecendo um novo protocolo de vacinação contra a covid-19 para gestantes e puérperas.
Mulheres que se enquadram neste grupo vacinal, seguem recebendo imunizantes Coronavac/Butantan ou Pfizer BioNTech/Comirnaty, conforme determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Programa Nacional de Imunização (PNI).
O que mudou, é o fato de que mulheres que estão grávidas ou que tiveram recentemente o bebê devem apresentar o exame médico para o recebimento da vacina.
A vacinação também deverá ser condicionada a uma avaliação individualizada, compartilhada entre a gestante e seu médico, que apresentem o perfil de risco-benefício, considerando as evidências e incertezas disponíveis até o momento.
Segundo Emanoeli Stein, coordenadora do Programa Municipal de Imunização (PMI), um grande número de mulheres que se enquadram neste público vacinal já recebeu pelo menos uma dose de imunizante em Pato Branco.
Ocorre que, principalmente ao longo da campanha de vacinação novas gestões são descobertas, desta forma o programa segue sendo cumprido, no caso, com uma nova determinação.
Com a mudança, gestantes e puérperas deverão, a partir de agora, apresentar além do RG, CPF, comprovante de gestação e comprovante de puerpério e prescrição médica.
As doses seguem sendo aplicadas para este grupo nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros e na sala de vacina central.
Vacinação
Na avaliação de Emanoeli a grande procura pela vacina vem resultando em uma redução mais lenta de faixa etária do que em outros municípios. “Se recebemos por exemplo mil doses de imunizantes e abrimos uma faixa etária de vacinação, todas as doses são aplicadas no dia”, comenta Emanoeli.
Ela também explica que já solicitou doses extras para a Secretaria Estadual de Saúde, porém, até o momento segue recebendo o quantitativo proporcional, como estabelecido desde o início das ações de imunização.
Dados atualizando no Localiza SUS, que é o Vacinômetro do Ministério da Saúde no início da noite desta segunda-feira (12) revelam que até o momento foram destinadas 54.211 doses, de quatro laboratórios, para Pato Branco.
Até a última atualização tinham sido aplicadas 48.387 doses, 28.474 em pessoas do sexo feminino e 19.913 do masculino.
Ainda de acordo com o Localiza SUS, das doses recebidas, 36.093 foram para a primeira aplicação, (equivalente a 74,6% das doses aplicadas); 11.018 para a segunda, (equivalente a 22,8% das doses aplicadas) e 1.276 de dose única, (2,6% do que foi aplicado em Pato Branco).
Campanha
Com relação a população em geral, nesta terça-feira (13) serão aplicadas vacinas na população com 41 anos ou mais.
Assim como para as gestantes e puérperas, a vacinação está liberada nas salas de vacina das UBS, das 13h às 16h30, para moradores dos bairros.
Moradores do Centro, a aplicação está prevista para a Sala de Vacina Central (Posto do Centro), das 8h às 17h30 ou no drive-thru, das 8h às 16h30.
A recomendação é para que quem possua carro dê preferência para o drive-thru. Em todos os casos é obrigatório a apresentação de CPF, RG, comprovante de residência e cartão de vacinação.