Com a tragédia registrada em Blumenau (SC) na quarta-feira (5), algumas prefeituras do Sudoeste passaram a adotar medidas preventivas à violência nas escolas.
O primeiro Município a agir foi Francisco Beltrão. Ainda na quarta, uma reunião organizada pelo Executivo estabeleceu medidas para as escolas e centros de Educação Infantil, ligados à rede Municipal de Ensino.
“Em Francisco Beltrão as nossas equipes já adotam os cuidados em termos de segurança, mas queremos reforçar para que toda a comunidade escolar mantenha a tranquilidade”, disse o prefeito Cleber Fontana na quarta-feira, pouco antes de anunciar que medidas a curto e médio prazo serão adotadas.
No Município que possui aproximadamente 10 mil estudantes distribuídos em 20 Centros Municipal de Educação Infantil (Cmeis) e 21 escolas municipais, entre as medidas anunciadas está a contratação de mais pessoas para a área da segurança e incremento no serviço de monitoramento dos estabelecimentos. Também serão realizadas reuniões com as direções e coordenações dos estabelecimentos e com as forças de segurança, no sentido de repassar orientações e definir mais ações.
Vitorino
Após reunião técnica, Vitorino também anunciou na tarde da quinta-feira (6), a criação de um grupo de trabalho que vai definir ao longo das próximas semanas, medidas as serem adoradas para a implementação do que o prefeito Marciano Votti chamou de “plano de ação com medidas de curto, médio e longo prazo para melhorar o sistema de segurança no ambiente escolar.”
Porém, no município que possui pouco mais de 1.000 alunos em quatro unidades da rede Municipal de Ensino, sendo três escolares e um Cmei, algumas medidas devem entrar em vigor já na segunda-feira (10), uma vez que o Município anunciou a contratação emergencial de segurança profissional, com o objetivo de “controlar o ambiente escolar” e vigência até a implementação de medidas de médio e longo prazo.
Ainda de acordo com o prefeito, duas unidades não possuem cercas com grades, que passam a ser licitadas nos próximos dias. Ainda será ampliado o sistema de monitoramento por imagens.
Com relação ao projeto de longo prazo, o prefeito afirmou que ele será estudado “e vai exigir investimentos maiores”. Entre os membros do grupo de trabalho que vai estabelecer o protocolo de segurança para as escolas municípios, está um representante da Polícia Militar.
Bom Sucesso do Sul
Em Bom Sucesso do Sul, foi realizada uma reunião com o comandante da 1ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM), capitão Guido Benjamin dos Santos Filho, o prefeito Nilson Feversani e diretores das escolas municipais e do colégio Estadual do município, alguns professores e pais de alunos.
Amsop
Presidente da Comissão de Educação da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), o prefeito de Pérola D’Oeste, Edsom Luiz Bagetti confirmou que na segunda-feira cumprirá agenda, pela Comissão, em Curitiba para tratar dos repasses aos municípios referente ao transporte escolar.
Ele também destacou que a intenção é aproveitar a oportunidade para já realizar encaminhamentos sobre a segurança escolar.
De acordo com Bagetti desde que a tragédia de Blumenau foi noticiada, prefeitos da região passaram a se manifestar sobre medidas a serem adoradas para assegurar a segurança dos estudantes, professores e servidores, em sua maioria, ampliando o sistema de videmonitoramento, mas também relatando a instalação de portas eletrônicas.
Comentários estão fechados.