Para amenizar o frio que já chegou, municípios da microrregião de Pato Branco promovem ações, as quais buscam arrecadar donativos para as famílias menos favorecidas.
Alguns deles disponibilizam pontos de coleta permanentes, durante o ano todo. Como são os casos de Bom Sucesso do Sul, Clevelândia e Saudade do Iguaçu.
Em Bom Sucesso do Sul, as entregas podem ser feitas no Departamento de Ação Social ou no CRAS. Caso alguém não tenha condições de se deslocar até esses locais, pode entrar em contato pelo (46) 3234-1135 ou (46) 9 8400-9981, que as equipes se prontificam a buscar.
Já em Clevelândia, de acordo com a assessoria de imprensa, há uma caixa disponível durante o ano todo na prefeitura, a fim de que a população possa colaborar com as famílias em situação de vulnerabilidade, fazendo seus donativos; enquanto que, em Saudade do Iguaçu, as doações podem ser feitas junto ao CRAS, “as quais na sequência são encaminhadas às famílias que necessitam”, informa o Município.
Chopinzinho
Em Chopinzinho foi lançada, no sábado (15), a Campanha do Cobertor Solidário, organizada pela Secretaria de Assistência Social, com o apoio de várias entidades e empresas.
Segundo a secretária de Assistência Social, Édina Accorsi, o objetivo é arrecadar doações de cobertores, edredons, mantas e agasalhos, que serão depois encaminhadas para famílias em vulnerabilidade social.
Ela informa que no Dia D foram arrecadados 150 cobertores, porém a campanha segue até o dia 10 de agosto, junto à secretaria. “A primeira entrega dos cobertores faremos nos dias 1º e 2 de junho, nos bairros Nossa Senhora Aparecida e Cristo Rei. Para isso, os dois CRAS do município [no bairro Nossa Senhora Aparecida e Central], juntamente com a equipe volante, farão a destinação das senhas às famílias”.
Além disso, Édina destaca outro projeto realizado no município: o “Brechó social itinerante”. Segundo ela, na primeira etapa [que ocorreu no mês de fevereiro] foram distribuídas cerca de 3.500 peças de roupas, calçados e máscaras, entre os moradores dos bairros Menino Deus, Nossa Senhora Aparecida, bem como nas comunidades de São Luís, São Francisco e nas duas aldeias indígenas, Guarani e Kaingang.
Édina informa que a segunda etapa do Brechó Itinerante “está prevista para ocorrer na sequência da Campanha Cobertor Solidário, que deve iniciar novamente pelo bairro Menino Deus”, acrescentou, agradecendo a todos que estão colaborando.
Coronel Vivida
No município de Coronel Vivida, a campanha do agasalho também teve início no último sábado (15), na praça Getúlio Vargas. Na ocasião, foram arrecadados cerca de 4.500 peças de roupas e 500 pares de calçados.
Conforme a secretária de Assistência Social, Fátima Vogel, a entrega dos donativos iniciará na segunda-feira (24), na própria secretaria. A princípio, segundo ela, não serão distribuídas senhas às famílias, as quais poderão retirar cinco peças por pessoa. As roupas e calçados também serão destinados para a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI) e para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
Ela afirma que a arrecadação, dentro da campanha, segue até o fim deste mês, também junto à secretaria, situada na rua Cândido Inácio de Lima, s/n, no bairro Primavera II.
Caso alguém queira colaborar com a campanha, porém não tenha condições de levar seus donativos até a secretaria, Fátima destaca que pode entrar em contato pelo WhatsApp (46) 9 9123-9351.
A responsável pela pasta ainda explica que os donativos podem ser roupas de inverno para crianças e adultos, além de cobertores. Contudo, observa que as peças precisam estar em boas condições de uso.
Honório Serpa
No município de Honório Serpa, há cerca de um mês vem sendo realizado um bazar [junto ao pavilhão da Paróquia São Sebastião], por meio da APMI e das Associações de Pais, Mestres e Funcionários do Estabelecimento de Ensino (APMFs) das escolas municipais.
Na primeira semana ocorreu na quarta, quinta e sexta-feira, durante o dia todo. Agora é realizado nas quartas, das 13h30 às 21h. “O pároco, padre Roberto Baroni, juntamente com a diretoria, cedeu o espaço, sendo que o bazar segue por mais um mês”, afirma a diretora de Assistência Social, Eritana Jaguszewski.
Ela explica que as roupas e os calçados são comercializados a R$ 2 [a peça] para o público em geral e R$ 0,50 para os beneficiários do Bolsa Família de Honório Serpa. Para famílias mais necessitadas, a Assistência Social fará a distribuição e doação de algumas peças. Caso alguém queira colaborar, ela informa que os donativos podem ser feitos junto ao CRAS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Coronel Domingos Soares
Em Coronel Domingos Soares, a Campanha do Agasalho iniciou nessa quarta-feira (19) e segue até o dia 30 de junho. Os pontos de arrecadação são a prefeitura, câmara de vereadores, conselho tutelar, Escola Municipal Professora Aurora Tortelli, além dos departamentos de Saúde e Assistência Social.
Quem preferir, pode ligar no (46) 3254-1159, que a equipe do Departamento de Assistência Social busca a doação na casa ou no comércio. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Mariópolis
Em Mariópolis, o Departamento de Assistência Social, juntamente com o CRAS e a Proteção Social Especial, realizará a campanha “Doe um cobertor”, entre os dias 24 de maio e 14 de junho.
Segundo a diretora do departamento, Bruna Simionato Paulek, as doações poderão ser feitas na sala de gestão da prefeitura, que serão distribuídas às famílias em situação de vulnerabilidade inscritas no Cadastro Único. O horário de atendimento é 8h às 11h30 e das 13h às 17h.
Sulina
No município de Sulina, a Campanha do Agasalho terá início na próxima segunda (24) e segue até o dia 20 de junho. Segundo informações do CRAS, os pontos de coleta serão nas cooperativas Sicredi e Cresol, bem como na prefeitura e no próprio CRAS. Caso alguém não possa levar seu donativo nesses pontos, pode entrar em contato pelo (46) 3244-1470.
Mangueirinha
No município de Mangueirinha, a campanha do agasalho ocorre desde o dia 3 de maio e segue até nesta sexta-feira (21). Segundo a Secretaria de Assistência Social, os donativos podem ser entregues no CTG e o horário de atendimento é das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30.
Estão sendo arrecadados roupas, calçados, brinquedos, acessórios e cobertores. Ainda, conforme a secretaria, os donativos já estão sendo entregues às famílias carentes.