Na próxima segunda-feira (28), 22 municípios paranaenses serão reconhecidos por desenvolver o plano do programa Cidade Amiga do Idoso, com apoio do mandato da deputada federal Leandre Dal Ponte (PSD), da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS) e do governo do Estado. A cerimônia vai acontecer às 11h no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
A deputada Leandre explica que, dos 22 municípios, a metade receberá o Certificado de Cidade Amiga do Idoso da Organização Mundial da Saúde. E a outra metade já concluiu a elaboração dos Planos Municipais, já foram incluídos na plataforma da OMS, e vão realizar a entrega do plano para o governador e para a Organização Mundial da Saúde.
“Todo o processo de certificação destes municípios recebeu o acompanhamento do nosso mandato, tendo como base um modelo inovador, testado e aprovado no município de Pato Branco, com a participação da UTFPR, clubes de Rotary, e do Conselho Municipal do Idoso”, destacou a deputada.
Leandre, que é presidente da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância do Congresso Nacional, lembrou que Pato Branco, município da região Sudoeste, foi o primeiro do Paraná e terceiro do Brasil a receber o certificado de Cidade Amiga do Idoso, ainda em 2018.
Receberão o certificado
Chopinzinho, Sulina, Itapejara d´Oeste, Dois Vizinhos, Nova Esperança do Sudoeste, Realeza, Pérola do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, Renascença, Bom Sucesso do Sul, e Santa Tereza do Oeste.
Concluíram os planos
Salgado Filho, Vitorino, Capitão Leônidas Marques, Prudentópolis, Colombo, Capanema, Enéas Marques, Cascavel, Irati, Barracão e Planalto.