Na manhã desta sexta-feira (9) foi inaugurado em Pato Branco o Museu da Imagem e do Som – Frei Policarpo, um projeto da Fundação Cultural Celinauta e que também contou com a participação de alunos do 1° período do curso de publicidade e propaganda do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP).
O local será utilizado para homenagear a trajetória das emissoras do grupo, o centenário do rádio no Brasil e a atuação do Frei Policarpo e sua importância para a comunicação da região. Quem visitar o museu, também encontrará conteúdo de áudio e vídeo, e poderá participar de um passeio que relembra a história dos últimos 65 anos do município.
De acordo com o diretor-presidente da Fundação Celinauta, Frei Neuri Francisco Reinisch, o projeto envolveu em torno de 50 pessoas para sua conclusão, além de contar com um acervo de aproximadamente 300 peças.
“São peças bem antigas do rádio e televisão, outras que contam de certa forma desde o rádio bem antigo, uma mesa de som, como ela funcionava, mas também temos discos de vinil, fitas, rolos e áudios do rádio e jornal, tem muita coisa”, comenta o diretor.
Frei Neuri afirma que a ideia surgiu a partir da celebração dos 100 anos do rádio no Brasil que acontece em setembro. Dessa forma, houve a preocupação de colocar a disposição da comunidade a construção do rádio e como ele é realizado até hoje. “Tínhamos bastante peças de rádio e da televisão. A gente queria mostrar isso para a comunidade e, junto com isso, temos muitos objetos do Frei Policarpo, já praticamente dois anos da morte do Frei Policarpo, u pouco mais do Frei Nelson, então a gente vai colocar isso também a disposição da comunidade”.
De acordo com o diretor, a demora para a execução do projeto levou em torno de um ano, já que precisou da reestruturação da estrutura física, onde anteriormente abrigava os transmissores da Fundação, além da necessidade de catalogar todos os itens que compõem o acervo, trabalho realizado pelos alunos da UNIDEP.
Para Frei Neuri, o rádio e a televisão se mantiveram em evidência ao longo dos anos e, atualmente, o rádio “está presente em 93% dos lares brasileiros e a televisão também tem bastante audiência e participação. Além de ajudar a informar, levar música, falar de esporte, da região, espiritualidade. Então, a importância da comunicação desses dois veículos é muito grande na nossa comunidade, tanto que em tempos de fake news, se o rádio não fala sobre o assunto ou a televisão, as pessoas ainda não acreditam”, pontua.
Na última segunda-feira (5), o Frei Neuri participou do Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, onde comentou sobre o marco do centenário do rádio no Brasil e aproveitou a ocasião para apresentar o projeto do museu para os presentes.
Participação de alunos
A participação dos alunos que integram o primeiro período do curso de publicidade e propaganda da UNIDEP partiu da proposta de disciplinas como história da comunicação, cultura brasileira e realidade regional e foto instrumental.
Os estudantes foram responsáveis por organizar e catalogar o acervo, além de reunir os aparelhos que resgatam as primeiras transmissões radiofônicas de Pato Branco.
De acordo com a acadêmica do curso de publicidade e propaganda do UNIDEP, Suelen Oldoni, participante do projeto, “estar no 1º ano do curso e participar de um projeto como esse, representa um enorme orgulho e satisfação. Ações como essa oportunizam a chance de relembrar a história do rádio e eternizá-la para as futuras gerações. Para mim, poder conhecer cada aparelho e a história por trás de cada peça que faz parte da comunicação de Pato Branco e da região, é uma sensação indescritível. Saber que instrumentos como aqueles que catalogamos oportunizaram o conhecimento, a informação e o entretenimento, é um motivo de enorme orgulho”.
Horário de funcionamento
Mesmo com pequenos ajustes a serem realizados, o Museu da Imagem e do Som – Frei Policarpo, já está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 17h. A entrada é gratuita e o museu fica localizado na rua Araribóia, n° 1909 – Bairro La Salle – Pato Branco.
O local também estará disponível para a visitação de escolas, porém, para grandes grupos, é necessário realizar agendamento através do telefone (46) 2101-2244. “Não queremos mostrar apenas o museu, a gente quer mostrar o rádio, a televisão e como funcionam hoje”, pontua o Frei Neuri.