O Museu da Imprensa de Foz do Iguaçu surge para conectar comunidade, pesquisadores e jornalistas a um valioso acervo de mais de 18,6 mil páginas digitalizadas de jornais, revistas e publicações impressas, abrangendo 21 títulos lançados de 1953 a 2018.
O lançamento do espaço virtual acontece na quarta-feira, 26 de novembro, às 19h, no Mercado Público Barrageiro, e contará com exposição de capas emblemáticas.
O projeto é uma realização da Associação Guatá — Cultura em Movimento, com apoio da Itaipu Binacional e diversas instituições do setor jornalístico e cultural. O acervo estará disponível gratuitamente em museudaimprensafoz.com.br, além de ser levado em formato itinerante a escolas, universidades e comunidades com exposições físicas.
Digitalização democratiza acesso à memória de Foz do Iguaçu
Com foco em preservar, divulgar e democratizar a consulta a fontes primárias, o museu reúne documentos históricos que testemunham a trajetória da cidade e seus habitantes.
Segundo o jornalista Alexandre Palmar, presidente da Associação Guatá, o acervo resulta de um esforço coletivo e da generosidade de guardiões que cederam seus documentos e arquivos ao projeto.
As coleções foram montadas graças ao trabalho colaborativo de famílias, jornalistas, instituições, colecionadores e equipes da Itaipu Binacional, que disponibilizaram exemplares e digitalizaram milhares de páginas.
Consulta rápida e interação com a comunidade
O Museu da Imprensa oferece ferramentas avançadas de pesquisa por palavra-chave, data, capa, fotografia ou leitura sugerida, facilitando o acesso ágil ao conteúdo.
O usuário pode baixar as publicações em PDF com formato original e recomendações de leitura, tornando o resgate histórico ainda mais democrático e eficiente.
O acervo permanece aberto para novos materiais, incentivando qualquer pessoa ou instituição a colaborar com a ampliação do catálogo e preservação da memória iguaçuense.
Coronel Vivida anuncia programação para o Natal 2025
Reconhecimento e parceria institucional
O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, destacou a importância da democratização da memória e acesso ao patrimônio cultural. Já a chefe de comunicação de Itaipu, Stela Guimarães, reforçou o valor da iniciativa para promoção da democracia, ampliação do acesso à informação e preservação da identidade local.
O Museu conta com apoio institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, Kunda Livraria, ADI-PR, Folha de Londrina, Asociación Nosotros, Documentos Revelados e reúne equipe multidisciplinar formada por profissionais renomados do jornalismo e da cultura regional.
Lançamento | Museu da Imprensa de Foz do Iguaçu
Data: 26 de novembro (quarta-feira), às 19h
Local: Mercado Público Barrageiro
Acesse a partir de 26 de novembro: www.museudaimprensafoz.com.br
Siga: @museudaimprensafoz





