A nadadora nascida em Pato Branco, Maryna Monegat Fachin, participou recentemente do Campeonato Brasileiro de Natação Infantil Rubens Dinard, realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, e promovido pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).
Apesar de não ter conquistado pódio, Maryna obteve bons resultados, tendo em vista que esta é a primeira vez ela participa desta competição. A atleta de 13 anos de idade competiu na categoria infantil 1, ficando em quarto lugar nos 100 metros nado peito; em quinto lugar nos 200 metros nado peito; em sexto lugar nas provas de 1500 metros e nos 200 metros livre; e em sétimo lugar nos 400 metros livre e nos 200 metros medley.
“Fiquei muito bem pelo que eu esperava. É uma competição nacional, com equipes como Flamengo, Corinthians, equipes muito grandes”, diz Maryna que nada pela equipe Itamirim/Novos Cielos/Nadar SC, de Itajaí, Santa Catarina.
Ainda assim, a nadadora analisa que tinha condições de conquistar uma medalha, o que a motiva a seguir com os treinamentos para as próximas competições. Maryna deve participar dos Jogos Escolares de Santa Catarina, que servem como seletiva para os Jogos Escolares do Brasil. Ambas as competições estão programadas para este ano.
A nadadora também deve participar da etapa de verão do Campeonato Brasileiro de Natação Infantil Rubens Dinard, em Curitiba. “Serão menos horas de viagem, então o cansaço é menor”, avalia Maryna, ao comparar o itinerário com as 20 horas de ônibus que foram necessárias para chegar a Belo Horizonte.
Maryna Monegat Fachin nasceu em Pato Branco, hoje vive em Itajaí mas começou a nadar em Indaial, Santa Catarina, aos nove anos de idade. Ela começou a nadar junto com o irmão, que ingressou na modalidade por recomendação médica. “Eu comecei a nadar e amei a natação, competi vários campeonatos, ganhei medalha e depois disso não parei mais de ganhar medalhas”, conta a nadadora que é um dos destaques na natação catarinense.
“Pra gente é um orgulho enorme ter ela com todo esse respaldo no Brasil todo. Há vários treinadores que comentam sobre ela, que conhecem o trabalho dela. Então pra gente é muito importante ver ela despontando cada vez mais no cenário nacional”, conta Danielle Monegat, profissional de educação física, auxiliar técnica da equipe Itamirim/Novos Cielos/Nadar SC e mãe de Maryna.