Naka reforça o Pato Basquete no NBB CAIXA 2025/26

A poucos dias da estreia no NBB CAIXA 2025/26, marcada para terça-feira (21) contra o Caxias do Sul Basquete, o Pato Basquete reforça seu elenco com a chegada do armador Naka, de 20 anos. O atleta, revelado em Ponta Grossa e com passagem pelo KTO Minas, chega para ter mais protagonismo e ampliar sua experiência na elite do basquete nacional.

“Minhas expectativas são muito boas. O nosso time é bem novo, mas com muita energia e tenho certeza de que vamos dar muito trabalho”, declarou Naka, motivado para sua primeira temporada com maior tempo de quadra no NBB CAIXA.

Revelação ponta-grossense em ascensão

Natural de Ponta Grossa (PR), Naka iniciou sua trajetória nas categorias de base da Liga Desportiva de Ponta Grossa (LDPG). Seu desempenho chamou a atenção do KTO Minas, que o integrou ao seu projeto de desenvolvimento de jovens talentos.

Na Liga Ouro, torneio de acesso ao NBB CAIXA, o armador registrou médias expressivas: 15,6 pontos, 5,9 assistências e 14,6 de eficiência, números que o colocaram no Quinteto CBC da competição e consolidaram seu nome entre as promessas mais promissoras do basquete brasileiro.

Novo desafio no Pato Basquete

Com participações mais restritas no elenco principal do KTO Minas durante o NBB 2024/25, Naka avaliou que era o momento ideal para dar um novo passo. No Pato Basquete, o jogador encontrará um cenário propício para crescimento: mais minutos em quadra, maior responsabilidade ofensiva e a chance de liderar a armação de uma equipe em ascensão no cenário nacional.

O técnico Renan Gitiony aposta no potencial do novo reforço. “Ele tem leitura de jogo, boa velocidade e maturidade tática acima da média para a idade. Esse é o tipo de armador que pode fazer diferença no decorrer da temporada”, avaliou o treinador.

Potencial e desenvolvimento contínuo

Aos 20 anos, Lucas Nakazawa, Naka, combina velocidade, visão de jogo e postura competitiva, características fundamentais para o basquete moderno. O atleta busca aprimorar especialmente o arremesso de longa distância e a tomada de decisão sob pressão, aspectos que devem evoluir com o aumento da carga de minutos e a vivência em partidas decisivas.

Com essa contratação, o Pato Basquete reforça sua estratégia de valorização de jovens atletas e de fortalecimento da base paranaense no cenário do basquete nacional.

O NBB CAIXA é organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, apoio do Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).