Natal de Pato Branco terá decoração especial em área da rua Tocantins

Na tarde dessa quinta-feira (6), a Secretaria de Educação e Cultura de Pato Branco, juntamente com o pregoeiro do Município fizeram uma espécie da antecipação dos esclarecimentos que devem ser dados na Câmara Municipal de Pato Branco, na segunda-feira (10), referente aos editais de pregão e de tomadas de preço que estão em aberto e que de alguma forma tem ligação com o Natal.

Ao todo, foram nominados e explicados 10 editais, pregões ou tomadas de preços, sendo sete voltados exclusivamente para os preparativos ou andamento do Natal de 2022, e outros três envolvem atividades de diversas secretarias, com vigência de um ano.

Entre estes três editais mais abrangentes consta a licitação da construção da nova casa temática e a revitalização da praça ao lado da Matriz São Pedro Apóstolo, mas também o serviço de sonorização e tendas para eventos diversos do município.

Em se tratando de editais mais específicos, foram apresentadas informações quanto a contratação de serviço de costureiras, para a confecção das peças natalinas; ainda a construção de 11 carros alegóricos novos e 90 enfeites grandes. Também chamou a atenção a construção de uma vila, em um terreno do Município na rua Tocantins.

Antes mesmo da apresentação dos dados dos editais, a secretária de Educação e Cultura, Jusara Santos Ritzmann lembrou que o Natal de Pato Branco é um dos eventos consolidados do município, por ser realizado há mais de 10 anos.

Ainda de acordo com a secretária os recursos utilizados para o Natal são dos cofres da divisão de Cultura.

“Queremos esclarecer, que destes recursos, eventualmente não vamos utilizar nem 30%. Não demandamos um gasto de pouco mais de R$ 2 milhões, que é o que está empenhado, e acreditamos que já cumprimos com 60% da necessidade que é efetivo para o Natal”, pontou Jusara, ao completar afirmando que este valor se aproxima aos investimentos em anos anteriores.

A secretária ponderou ainda que por se tratar de uma iniciativa de órgão público, é necessário que se cumpram ritos.

Com relação aos editais que são abrangentes a várias secretarias, e que podem atender a demandas do Natal, Jusara afirmou que além da programação do final do ano, sua pasta deva se valer destes processos para o período de Páscoa. “Como são editais (atas de registro de preço] tem validade de um ano, podem ser utilizados nas Páscoa do próximo ano, que ainda vai estar em validade, para nossa secretaria, e talvez algum evento como conferência, ou algo assim. Não temos definido nenhuma conferência específica um esses usos.”

Simone Dalfovo

Preparativos

Fotos: Rodinei Santos/Assessoria PMPB

Apresentado no início da segunda quinzena de agosto deste ano, o Natal de Pato Branco terá o retorno do desfile, que pode dois anos foi suspenso devido a pandemia de covid-19.

A abertura dos festejos natalinos no município será em 26 de novembro, data que está prevista a realização do desfile, quando também deve acontecer a apresentação da Família Lima, valor que não foi mencionado na apresentação feita.

Mas mesmo antes que o último sábado do mês de novembro chegue, e que o desfile, que terá trajeto novo, início na avenida Tupi, no cruzamento com a rua Itabira, passando em frente à Igreja Matriz São Pedro Apóstolo e finalizando no encontro da avenida com a rua Ararigbóia, o trabalho de preparação já é intenso.

Responsável pela organização do Natal 2022, Simone Dalfovo revelou que os voluntários do desfile, que são de várias idades, estão ensaiando todas as noites, conforme cronograma divulgado na época da inscrição.

Simone comentou que o reaproveitamento do material disponível nos barracões segue, “mas, como nossa cidade está crescendo, também temos São Roque do Chopim, também precisamos de novidades e essas novidades dependemos das licitações que vão sair agora”, pontuou a responsável pela organização do evento.

Com relação aos 11 carros alegóricos Simone explicou que eles são maiores em largura, devido a limitação de altura, devido a fiação. No lançamento do Natal, em agosto, ela revelou que os carros vão variar também em comprimento, de 4, 5 e 6 metros.

Já com relação a decoração de uma área na rua Tocantins, Simone que prefere fazer suspense com relação a decoração, mas que pelas explicações dadas na leitura dos dados é possível pensar em uma vila temática, afirmou que “como o Natal trabalha com encanto, magia e surpresas, teremos uma surpresa muito legal, na rua Tocantins.”

Ainda com relação ao desfile de Natal, Simone destacou que algumas vagas do desfile ainda estão abertas, como o caso dos bonecos de gelo. Os interessados devem entrar em contato com a organização do Natal.

Casa temática

Durante os detalhamentos dos editais, o pregoeiro do Município, Eduardo José Grezele e fez a leitura do Edital de Tomada de Preços nº 09/2022, que tem como finalidade a contratação de empresa especializada para construção da Casa Temática e revitalização da praça lateral a Matriz São Pedro.

O valor do Edital é de R$ 1.881.360,60. E me 26 de agosto, os envelopes das três empresas que se apresentaram para a execução foram abertos, conforme previsto.

Contudo, as três empresas foram consideradas inabilitadas para a execução do trabalho, o que levou a comissão de licitação a declarar fracassado o processo.

No entanto, uma das empresas que participou do processo, apresentou recurso, que deve ser apreciado pela comissão de licitação.

Vale lembrar, que mesmo atendendo demandas do Natal, e o edital tendo sido publicado no período em que outros processos que atendem a data foram publicados, a Tomada de Preços nº 09/2022, atende, que executas, várias finalidades e secretarias.

você pode gostar também
Deixe uma resposta