Nova galeria de arte está em funcionamento em Pato Branco

Trazendo um acervo que permite difundir experiências pessoais e coletivas em um espaço que tem como objetivo promover de forma artística o diálogo entre diferentes culturas e comunidades, valorizando e preservando o patrimônio intangível da presença da arte, através de ações culturais que envolvam atividades com crianças, adolescentes e adultos das diferentes comunidades, a Zanotto Galeria de Arte traz para Pato Branco a promoção e valorização da Arte.

Além de dar nome a galeria, o artista plástico Zanotto traz suas obras na exposição, onde há diversos retratos, com o intuito de causar entendimento de quanto cada pessoa é diferente entre si, “mas que possuem feições emotivas que são universais a todas, podendo despertar nos observadores tais sentimentos de identificação e diferenciação”.

O espectador tem a possibilidade de comparar uma obra com a outra e também cada uma delas consigo mesmo em um momento de reflexão interna ao fenômeno que ocorre entre obra e indivíduo.

“O ato de dizer ‘eu sou assim’ ou ‘pareço com isso’ e ‘não aquilo’, é um processo social e cultural de construção da identidade individual que se molda de acordo com o tempo, oposições e relações de poder”.

Visitação

A galeria está em funcionamento na rua Silveira Martins, 799, no bairro Brasília. Os horários de funcionamento são de terça a sexta-feira, das 13h30 às 18h30 e sábado das 9h30 às 12h30. O local também funciona como ateliê de produção do artista, onde também ministra aulas de pintura. Com o objetivo de oferecer maior contato com a arte, o espaço está aberto para visitação de escolas. “Estamos na cidade também em busca de democratizar a arte através de murais, o qual temos ideias para projetos futuros”.

O artista

Zanotto é Curitibano, tem 36 anos e 13 de profissão. Formado em fotografia, estudou desenho e encontrou na pintura sua forma de expressão. Utiliza de diversas técnicas, entre elas a acrílica sobre tela e papel, nanquim, carvão e grafite.

Sobre seu estilo, não gosta de rotular. “Prefiro ser livre, criar de acordo com minha imaginação sem me prender a nenhum estilo, utilizo de várias técnicas diferentes, dependendo do projeto e resultado desejados”.

O seu trabalho, que é sempre exclusivo e autoral, vai muito além de levar tinta a tela, tem a intenção de fazer o cliente entender o quanto a arte vai significar e demonstrar sobre quem a aprecia.

Trabalha de maneira única e muito expressiva com retratos, traçando sempre um conceito de Brasil atualizado. Sua intenção é trazer toda a força deste povo, do nosso povo, e junto propõe uma reflexão autoral sobre o assunto. “A pintura não é uma questão apenas de técnica, envolve uma sensibilidade no olhar para percebê-la como uma verdadeira expressão de si” ressalta.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.