Nova gestão do Depatran esclarece mudanças e projetos para o trânsito de Pato Branco

O Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco (Depatran) está conduzindo uma série de estudos e intervenções para melhorar a segurança e a eficiência do trânsito na cidade. De acordo com o diretor do Depatran, Rômulo Faggion, o término do contrato com a empresa responsável pela fiscalização eletrônica de velocidade, em 15 de dezembro, marca o início de um novo ciclo com planejamento mais criterioso.

Estudos e nova licitação

“Estamos avaliando os resultados do último ano de operação das lombadas eletrônicas. Isso inclui identificar locais onde elas se mostraram eficazes e onde, eventualmente, são desnecessárias. Por exemplo, na rua Paraná, próximo à rodoviária, nunca houve acidentes, além disso, cinquenta metros antes existe uma lombada o que torna a lombada instalada ali dispensável. Outra é aquela da Xingu. Também ela é ineficiente. Outro ponto em análise é no Jardim das Américas, onde a via estreita”, explicou Faggion.

Após a conclusão de um parecer técnico, será realizada uma nova licitação para contratação de uma empresa que atenda às reais necessidades do município.

Lombadas físicas e semáforos inteligentes

Quanto às lombadas físicas, o diretor destacou que a instalação só ocorre em situações de extrema necessidade. “Recebemos muitas solicitações, mas cada caso passa por análise técnica criteriosa”, afirmou.

Além disso, o município está avançando com a implantação de semáforos inteligentes. “Já temos alguns pontos em funcionamento com previsão de mais pontos e estamos substituindo gradualmente os modelos antigos por novos, que permitem configuração sincronizada para maior fluidez no trânsito”, comentou.

Uma análise técnica também está em andamento para avaliar a instalação de um semáforo na esquina das ruas Sílvio Vidal e Aimoré, atrás do Colégio Agostinho Pereira. “. Os agentes de trânsito estão no local fazendo a contagem de veículos nos horários de pico. Para ver a necessidade. Tudo é realizado com estudo técnico. Após análise se for constatado a necessidade é feito a intervenção.”

Estacionamento rotativo e pinturas de vias

Fagion destacou que o sistema de estacionamento rotativo (Estar) enfrenta desafios. “Hoje, o sistema não é efetivamente rotativo, permitindo que veículos permaneçam no mesmo local por horas. Hoje, se o condutor deixar o carro aqui na frente, por exemplo, o dia inteiro, haverá uma notificação de 5 reais. Que se não pagar em 15 dias, ela gera a multa. Não há lógica. O prefeito solicitou uma revisão dessa questão, atendendo também à demanda dos comerciantes”, relatou.

Sobre a sinalização das vias, o diretor reconheceu problemas com a pintura realizada com tinta convencional, que já apresenta desgaste. “A ideia é retomar as pinturas com materiais mais resistentes e incluir marcadores de via, conhecidos como ‘olhos de gato’, para melhorar a visibilidade à noite e em dias de chuva”, afirmou.

Faggion reforçou que todas as ações estão alinhadas ao objetivo da administração municipal de organizar e modernizar o trânsito de Pato Branco, priorizando a segurança e a eficiência. “Nosso trabalho é embasado em dados técnicos para garantir que as intervenções realmente atendam às necessidades da população”, concluiu.

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