Nova Honda África Twin é boa para viajar

A linha 2021 da Africa Twin, rebatizada de CRF 1.100 L, chega ao Brasil com preço sugerido a partir de R$ 70.490 e prova que a Honda costuma ouvir seus fregueses. Isso porque a nova geração da big trail incorporou soluções que corrigem aspectos criticados no modelo anterior. Assim, ela tem visual mais esportivo, que inclui faróis de LEDs de uso diurno (DRL), motor atualizado e recursos eletrônicos como painel com tela colorida de TFT e conectividade com Apple CarPlay e Android Auto.
Há duas versões, que compartilham o motor e a ciclística: Standard e Adventure Sports ES. O câmbio ECT, automatizado de duas embreagens, é opcional para ambas. Para a configuração de topo equipada com esse câmbio, como a avaliada, a tabela é de R$ 97.490.
O motor de dois cilindros teve a capacidade aumentada para 1.084 cm3, o que melhorou o desempenho da moto. A potência subiu de 88,9 cv para 99,3 cv nos mesmos 7.500 rpm. Já o torque cresceu de 9,5 mkgf para 10,5 mkgf a 10.500 giros.
O quadro também foi atualizado. A arquitetura de berço semi duplo foi mantida, mas ganhou reforço na coluna de direção e subquadro de alumínio. Com isso, ficou 2,3 kg mais leve, segundo dados da Honda.
Assim, as diferenças entre as versões são os itens de série. Bem como o conjunto de suspensões e o tanque de gasolina.
O da Adventure Sports tem 24,8 litros (18,8 l nas demais). Além disso, a opção mais cara traz rodas com raios externos, pneus sem câmara e ajustes eletrônicos da suspensão.
Outra novidade da linha é o sensor de medição inercial de seis eixos, mais sofisticado e agora gerenciado pela central eletrônica de 64 bytes. Há ainda seis opções de modos de pilotagem – dois são personalizáveis.
Esses ajustes mudam vários parâmetros. Como a entrega de potência, intervenção do freio motor e do controle de tração, bem como do ABS para curvas.
A Africa Twin Adventure Sports ES é oferecida exclusivamente na cor branca, com detalhes azuis e vermelhos. A combinação remete à Honda Racing Corporation, a divisão de competições da marca japonesa.
Além disso, essa versão tem para-brisa mais alto e ajustável e conjunto óptico com seis LEDs direcionais abaixo dos dois faróis principais. O sistema acompanha a inclinação da moto em curvas, iluminando melhor a via e aumentando a segurança ao pilotar à noite.
Com tanta eletrônica e o câmbio DCT, a opção de topo da linha tem peso seco de 225 kg. Ou seja, apenas 1 kg a mais que a anterior com câmbio convencional. E deve chegar a 250 kg em ordem de marcha, com 24,8 litros de gasolina no tanque, bateria e fluidos. O peso é alto para uma aventureira, mas condizente com o das concorrentes.
Outra boa notícia é que o assento tem 87 cm de altura em relação ao solo. Ou seja, 5 cm a menos que na geração anterior da Adventure Sports.
O sistema de conectividade, com tela de 6,5 polegadas, pode projetar o Google Maps. O test drive incluiu rodovias de pista larga, vias secundárias de mão dupla e estradas de terra.
A navegação e os controles no punho esquerdo são complicados de usar. Em via bem pavimentada, o motor roncou alto e as respostas são vigorosas.
O câmbio baixa marchas de forma quase imperceptível. O giro do motor sobe rápido e chegar aos 120 km/h é fácil. Também dá para trocar marchas pelo joystick no punho esquerdo.
Em rodovias, a moto é muito estável e contorna curvas com facilidade. Mas é na terra que a big trail se destaca. A Honda é ágil e se comporta como se fosse um trail menor.
O controle de tração reduz o risco de derrapagens e os freios ABS dão conta de parar a aventureira com segurança. E, apesar dos mimos e de tanta eletrônica, a nova Africa Twin não perdeu o DNA de fora de estrada.

PRÓS E CONTRAS
PRÓS – CONJUNTO
Moto vai muito bem no asfalto e responde como se fosse menor, mas sem perder o DNA off-road.
CONTRAS – AJUSTES
Controles instalados no punho esquerdo e sistema de navegação são complicados de usar.

FICHA TÉCNICA
Honda CRF 1100L Africa Twin
Preço sugerido: R$ 97.490
Motor: 1.084 cm3, 2 cil., 8V
Potência (cv): 99,3 a 7.500 rpm
Torque (mkgf): 10,5 a 6.000 rpm
Câmbio: Automatizado, 6 m.
Peso seco: 225 kg
Tanque: 24,8 litros
Altura do assento: 87 cm
Fonte: Honda.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.