Apresentação de planejamento de trabalho do ano, e discurso de unidade entre os poderes marcou a solenidade
Redação com Assessoria
A Câmara de Vereadores de Pato Branco realizou nessa segunda-feira (3), a Sessão Solene de Posse da Mesa Diretora, que conduzirá os trabalhos do Poder Legislativo, em 2022. A Mesa Diretora ficou com a seguinte composição, na presidência, o vereador Claudemir Zanco – Biruba (PL); na vice-presidência, Dirceu Boaretto (Podemos); como primeiro-secretário Eduardo Dala Costa (MDB); e, como segundo-secretário, Romulo Faggion (PSL). A cerimônia contou com a presença de vereadores, autoridades, imprensa, familiares, amigos e a comunidade.
O presidente da Legislatura 2021, Joecir Bernardi (PSD), de acordo com o protocolo, conduziu os trabalhos. Em sua fala, agradeceu os vereadores que participaram dos trabalhos de 2021, da Mesa, e o apoio da comunidade, desejando sucesso para a nova gestão. “Desejo que o Poder Legislativo, sob a presidência do vereador Biruba, consiga retomar o desenvolvimento de Pato Branco, visto que temos muitos projetos importantes para todos os cidadãos pato-branquenses. Que a pauta positiva e propositiva seja o foco dos trabalhos deste ano”, desejou Bernardi.
A vice-prefeita de Pato Branco, Angela Padoan, representou o Executivo e agradeceu e parabenizou aos vereadores da Mesa passada pela condução dos trabalhos, relembrando que foi um ano com inúmeros desafios. “Desejo para a nova Mesa, muito trabalho e que eles sejam guiados pelo Norte comum, que é a população de Pato Branco. Que não esqueçamos do principal, que todo cargo público deve ter como farol, que é o ato de servir, se despindo de todos os interesses pessoais e lembrando, todos os dias, que estamos aqui por um interesse comum, que é a população de Pato Branco. Que possamos servir com toda integridade, seriedade e lisura que o cargo merece, tanto no Executivo quanto Legislativo. O trabalho de vocês é essencial, fiscalizar e legislar é de extrema importância, e é aqui que nascem muitos projetos que serão executados”, afirmou a vice-prefeita.
Ela ainda destacou que os poderes devem trabalhar juntamente. “Que possamos andar lado a lado e não frente a frente, porque a harmonia entre os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), devem andar lado a lado em um sentido de cooperação, para que o trabalho possa ser realizado da melhor forma.”
Esta não é a primeira vez que Biruba toma posse como presidente do Legislativo de Pato Branco. O vereador com mais tempo de Casa, agradeceu a votação recebida. “Estou ciente de que é enorme a minha responsabilidade, em dar prosseguimento ao trabalho de todos que me antecederam neste cargo”, afirmou o presidente.
Ele também apresentou algumas das ações que pretende realizar para o ano, entre elas, a criação do cargo de Subprocuradora da Mulher e a realização do “Mês do Empoderamento Feminino”; a implantação da Escola do Legislativo, para oferecer treinamentos e capacitações; a promoção da “Câmara Itinerante”, com a realização de sessões pelos bairros de Pato Branco; e a implantação do “Programa Fiscaliza Pato Branco”, onde, a cada semana, uma comitiva de vereadores estará visitando e fiscalizando escolas, CMEIs, departamentos, obras e demandas da sociedade, que precisem da presença do poder Legislativo.
“Sabemos que a cidade espera ação de suas lideranças, por isso já descrevi parte do nosso planejamento”, disse Biruba que antecipou o teor da reunião com a vice-prefeita, Angela Padoan, que envolveu ainda os demais membros da a Mesa Diretora e vereadores, para propor que o Executivo, envie ao Legislativo, “o Projeto de Lei que vai pagar a reposição salarial aos servidores públicos que foi retirado”.
Ao término da reunião da tarde de ontem, o presidente do Legislativo afirmou que o Executivo se demostrou atento a causa, e que deve realizar consulta ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), para ter orientação de como pode ser feita a reposição salarial dos servidores.
“O que os cidadãos de Pato Branco anseiam é a superação da crise político-administrativa que nossa cidade está vivendo. Queremos estabelecer um diálogo para encontrar soluções, estamos abertos para criar este caminho para as melhorias e esperamos que a atual administração traga projetos sérios e responsáveis, retomando a governança, resgatando a confiança e empregando transparência em todos os seus atos. Essa Mesa tem um papel fundamental de novos rumos. Devemos fazer parte das mudanças estruturantes tão prometidas e sonhadas por nossa população. Sei que é difícil a tarefa incumbida a nós neste ano, mais tenho certeza que juntos podemos fazer diferente”, concluiu o novo presidente.
Comissão processante
Outro tema lembrado na posse da nova Mesa Diretora da Câmara foi a Comissão Processante (CP), que investiga suposta infração político administrativa cometida pelo prefeito Robson Cantu (PSD).
Além de se manifestar durante a solenidade, o presidente da Câmara se reuniu com o presidente da CP, e vice-presidente da Mesa Diretora, para de forma oficial comunicar a comissão quanto ao tempo de apresentação do parecer.
Também na tarde de ontem, Biruba revelou que ouviu de Boaretto que a intenção é apresentar o relatório da CP ainda esta semana.
Somente com o relatório finalizado e entregue, é que será possível convocar a sessão de apresentação a comunidade. Contudo, Biruba voltou a afirmar “posso adiantar para a população, que será antes do dia 18, que é o que estamos cobrando dos vereadores, e que será realizada a partir das 18h para que a população também possa participar deste debate, desta sessão.”