Tomaram posse nesta terça-feira, (02), os membros da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Pato Branco, que conduzirá os trabalhos na Sessão Legislativa de 2024. O ato se deu em sessão solene, que empossou o vereador Eduardo Albani Dala Costa (MDB) como presidente do Legislativo.
Dala Costa será acompanhado por Rodrigo José Correia (Podemos) como vice-presidente, Maria Cristina de Oliveira (PV) como primeira-secretária, Romulo Faggion (União Brasil) segundo-secretário.
A vereadora Thania Caminski (PP), que entregou o cargo, em seu discurso, ressaltou que em 2023 houve desafios e avanços ao município. Lembrou que, entre as responsabilidades prementes ao assumir a presidência, havia a necessidade de concluir as reformas do plenário e da sala de comissões, além de aprimorar as instalações da casa, citando algumas das ações para o próximo ano.
“Esses trabalhos contribuíram para receber o prêmio presidente destaque em Brasília pela União de Vereadores do Brasil-UVB, sendo a única mulher do estado a receber essa honraria. Para 2024, passo ao próximo presidente o desafio de continuar as contratações iniciadas em meu mandato, revisar a lei orgânica e regimento interno, bem como analisar o plano de cargos e salários de nossos servidores e impulsionar a implementação da lei geral de proteção de dados, disse Thania.
Representando o prefeito Robson Cantu, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Colla, reafirmou a disposição do executivo de trabalhar em conjunto com a Câmara, destacando a história construída pela família Dala Costa como referência para retratar a importância da união entre o executivo e o legislativo para o fortalecimento da comunidade patobranquense, ao reforçar que a cidade é a 19ª economia do estado. “Isso só acontece porque esta casa de leis sabe interpretar aquilo que é importante para o desenvolvimento da nossa comunidade. Se construirmos juntos em harmonia, ainda que no contraditório, Pato Branco chegará muito mais longe do que já chegou”, afirmou Colla, desejando sucesso à nova Mesa Diretora.
Eduardo Dala Costa ressaltou a importância do cargo e das responsabilidades, lembrando que, sendo um ano com eleições, muitas decisões devem passar pela Câmara, sendo um compromisso dos vereadores dar o devido tratamento aos projetos. Destacou o plano diretor que deverá ser discutido dentro das comissões, além da valorização do trabalho do vereador dentro do poder legislativo. “Muitas pessoas pensam que o vereador trabalha dentro da prefeitura e isso não é verdade. Existe a independência dos poderes, existe o diálogo, a coerência, mas os vereadores agora, inclusive com as emendas impositivas, podem dar também sua contribuição de maneira efetiva para a nossa sociedade”, ponderou.
Sobre o papel fiscalizador da Câmara de Vereadores, o novo presidente falou sobre a importância da participação da comunidade, sugerindo, opinando e denunciando. “Inclusive, temos algumas comissões abertas, de investigações aqui pela Casa, que terão seus prazos terminando neste ano, e com isso as conclusões das decisões. E a Câmara está aberta a propostas, a ideias, a informações, a denúncias, se preciso for, porque o trabalho do vereador é esse, legislar e fiscalizar dia e noite”, concluiu.
Comentários estão fechados.