Nova rota conecta Foz do Iguaçu a Brasília

Um dos principais destinos turísticos do Brasil, Foz do Iguaçu deu início nesta segunda-feira (27) a uma nova rota aérea direta para Brasília, operada pela Latam Airlines Brasil. O lançamento da conexão foi anunciado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em reunião com o diretor de Assuntos Públicos da Latam, Eduardo Macedo, no Palácio Iguaçu.

Os voos partem diariamente do Aeroporto Internacional das Cataratas, em Foz, às 17h15, com duração de cerca de duas horas. Saindo de Brasília, as partidas acontecem às 8h25, operadas por aeronaves Airbus A320 e A321 — com capacidade entre 174 e 216 assentos, incluindo a opção Premium Economy.

Paraná amplia malha aérea e atrai turistas nacionais e estrangeiros

Esta é a segunda rota inaugurada em Foz do Iguaçu nesta semana. No domingo (26), a Azul iniciou voos diretos para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com duas operações diárias por trecho (leia mais sobre os voos da Azul). A Latam mantém Brasília como seu principal hub doméstico, conectando capitais e recebendo voos internacionais, o que deve ampliar ainda mais o fluxo turístico para Foz.

O governador enfatizou a relevância da nova rota: “Brasília é uma central nacional e internacional de passageiros e, agora, conecta Foz do Iguaçu, nosso segundo maior destino internacional, a turistas do Brasil inteiro e de outros países. Trabalhamos para expandir a malha aérea e fortalecer a economia paranaense”.

Recentemente, a Latam também anunciou uma rota direta entre Curitiba e Rio de Janeiro, conectando os aeroportos Afonso Pena e Galeão. “Reforçamos o compromisso de integrar o Paraná ao Brasil e ao mundo, gerando oportunidades e atraindo visitantes”, afirmou Eduardo Macedo.

Recordes de turismo e novos investimentos em Foz do Iguaçu

O turismo em Foz do Iguaçu segue batendo recordes: até setembro deste ano, os principais pontos, como o Parque Nacional do Iguaçu, Parque das Aves e Itaipu Binacional, já receberam 3,3 milhões de visitantes. O Parque Nacional contabilizou 1.321.416 turistas, um crescimento de 10,81% sobre o ano anterior. As Cataratas do Iguaçu, eleitas o principal atrativo do Brasil e América do Sul pelo TripAdvisor, continuam sendo destaque das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.

O Parque das Aves também apresenta aumento de 12,2% no movimento, totalizando 579.020 visitantes. O local é referência mundial na conservação das aves da Mata Atlântica e oferece experiências únicas aos turistas.

Entre os novos atrativos, Foz do Iguaçu receberá a primeira filial sul-americana do Centre Pompidou, museu francês, com investimento de R$ 250 milhões próximo ao Aeroporto das Cataratas. A iniciativa fomenta turismo, cultura e integração internacional na tríplice fronteira.

Voos Latam no Paraná

Atualmente, a Latam realiza cerca de 260 voos semanais no Paraná, conectando cidades a destinos como Brasília, São Paulo, Porto Alegre, Maringá, Londrina, Curitiba e Foz do Iguaçu, além de rotas internacionais para Lima e Santiago. No país, são 55 aeroportos atendidos e 10 mil novos assentos semanais adicionados em 2025.