Redação com AEN
Estão concluídas as obras de implantação de terceiras faixas na PRC-280, entre União da Vitória e Marmeleiro. No total, foram construídos 12,39 km de novas faixas em um trecho de 130 km, o que vai garantir mais segurança e agilidade no percurso.
O anúncio da conclusão das terceiras faixas, foi feito na quinta-feira (30), quando o governador Ratinho Junior entregou a obra de revitalização em concreto da PRC-280, entre Palmas e a BR-153.
De acordo com secretário de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti, uma das metas desta gestão é desenvolver a infraestrutura no Sudoeste e Sul do Estado. “A PRC-280 é o principal corredor logístico. A rodovia teve um aumento considerável de fluxo de caminhões nos últimos anos e a ampliação através das terceiras faixas se tornou imprescindível”, afirmou.
Segundo dados do estudo de tráfego do DER/PR, passam no trecho, diariamente, cerca de 1,8 mil veículos pesados (ônibus, caminhões, reboques), além de veículos de passeio.
São 19 novos segmentos entre o quilômetro zero (divisa do Paraná com Santa Catarina) e o km 5,9 (em União da Vitória); e entre o km 130,3 (no acesso a Palmas) e o km 254,9 (no entroncamento que dá acesso a Marmeleiro). Cada faixa possui largura média de 3,5 metros e extensão que varia entre 480 e 900 metros.
O investimento foi de R$ 26.865.676,34, realizado através de uma parceria do Governo do Paraná com o Banco Internacional de Desenvolvimento (BID).
A PRC-280 é a principal via de ligação entre as regiões Oeste e Sudoeste com a capital paranaense e o Porto de Paranaguá. Considerada o corredor do Sudoeste, é uma rota utilizada para escoamento de produção agrícola, da indústria madeireira e de celulose.
Revitalização da PRC-280
Na última semana, o Estado lançou o edital de licitação para restauração do trecho entre Palmas e Clevelândia, também em whitetopping. Somando os dois segmentos, o investimento chega a quase R$ 300 milhões.
O diretor-geral do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes, explica que o projeto de desenvolvimento da rodovia estadual virou um modelo de inspiração no país. “Já recebemos as equipes do DER de Minas Gerais e do Rio de Janeiro para mostrar como executamos os trabalhos na PRC-280 através de técnicas modernas e soluções que garantem mais efetividade para a administração pública”, afirmou.
Concessão de rodovias
Em Palmas, Ratinho Junior também comentou as reuniões com o Governo Federal, em especial com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para discutir o programa de concessão das rodovias do Paraná, que começou a ser planejado na gestão passada.
“A modelagem que estamos estudando já fazem 3 anos, teve muito estudo dos técnicos do Paraná, dos técnicos de Brasília, dos especialistas em concessões, então o modelo entre Governo do Estado e Governo Federal já está acordado, temos poucas coisas agora que o Governo Federal está vendo”, comentou o governador afirmando acredita que pouco, ou quase nada deva ser alterado da proposta apresentada. “Estou muito animado, para que nos próximos dias, possamos fazer a assinatura deste convênio entre Governo do Estado e Governo Federal, que possamos já estar publicando os primeiros lotes para ir na bolsa de valores”.
Conforme Ratinho Junior, no que depende do Paraná desde maio de 2022, todos os encaminhamentos foram dados, dependendo da União para sinalizar para o convênio.
Comentários estão fechados.