O mês de novembro inicia com chuvas persistentes e temperaturas amenas em todo o Paraná. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o tempo continua instável devido à influência de sistemas meteorológicos que atuam desde outubro. No entanto, a tendência é de que, na segunda quinzena do mês, as cidades paranaenses tenham mais dias de sol e clima gradualmente mais quente.
Nas últimas semanas, os dias chuvosos provocaram queda nas temperaturas, especialmente nas regiões Centro e Leste do Estado. Outubro, historicamente, é um mês de acumulados elevados de chuva, influenciado por sistemas convectivos de média escala que provocam precipitações com duração entre seis e doze horas.
Fenômeno Antártico favorece chuvas prolongadas
O meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, explica que outro fator tem reforçado o cenário de instabilidade. “É a oscillação Antártica, que ocorre entre a Antártida e o sul da América do Sul. Na fase negativa, o fenômeno favorece o deslocamento de frentes frias e torna os sistemas convectivos mais frequentes e persistentes”, afirma.
A previsão é de que essa condição continue atuando ao longo da primeira semana de novembro, mantendo o clima semelhante ao de outubro: frio em alguns momentos e chuvas significativas que podem durar várias horas.
Feriado de Finados com chuva e risco de temporais
O último dia de outubro (sexta, 31) encerra o mês com sol entre nuvens no Interior e céu fechado entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, onde há chance de garoa. Temporais isolados podem ocorrer nos Campos Gerais, Norte e região Central, com temperaturas que não passam dos 22°C no Leste e de 27°C no Noroeste.
No sábado (1º), primeiro dia de novembro, o tempo segue instável. Há previsão de chuvas rápidas e isoladas à tarde na faixa Leste, enquanto Oeste, Sudoeste, Noroeste e Norte devem registrar tempestades localizadas provocadas por áreas de instabilidade vindas do Paraguai. As temperaturas sobem um pouco, chegando aos 24°C no Leste.
Durante o feriado de Finados, no domingo (2), a chuva será mais abrangente e persistente em todas as regiões, desde a madrugada até a tarde. Os volumes mais intensos, acima dos 50 mm, estão previstos para o Oeste, Noroeste, Norte, Centro e Campos Gerais, com possibilidade de raios, granizo localizado e rajadas de vento entre 50 km/h e 70 km/h. As tempestades se afastam em direção a São Paulo até a noite. As máximas ficam entre 19°C e 22°C no Leste, e até 25°C no Noroeste.
Sol e calor voltam na segunda metade do mês
De acordo com Kneib, a segunda quinzena de novembro deve marcar um retorno gradual do tempo seco e ensolarado. “Vamos ter uma gangorra ao longo do mês: começando com frio e muita chuva, mas terminando com mais períodos de sol e elevação das temperaturas”, destaca o meteorologista.
O especialista aponta que, com a melhora do tempo, o Paraná deve registrar dias consecutivos de calor, especialmente no Oeste e Norte, onde as temperaturas podem superar os 30°C.
Médias históricas de chuva e temperatura em novembro
Historicamente, novembro apresenta volumes de chuva menores que outubro. As médias variam conforme a região:
- Antonina registra os índices mais altos, entre 200 mm e 225 mm.
- Cerro Azul e Rio Negro possuem os menores acumulados, entre 75 mm e 100 mm.
- Cândido de Abreu, Ponta Grossa, Curitiba e Paranavaí têm médias entre 100 mm e 125 mm.
- No Sudoeste e em Apucarana, o valor médio fica entre 175 mm e 200 mm.
- Oeste, Londrina e Guarapuava variam de 150 mm a 175 mm.
- Regiões como Telêmaco Borba e União da Vitória têm média entre 125 mm e 150 mm.
Quanto às temperaturas, as médias mais baixas ocorrem em Curitiba, General Carneiro e Palmas, com valores entre 16°C e 18°C. As mais elevadas estão no extremo Oeste, Noroeste e Cornélio Procópio, variando entre 24°C e 26°C.
As temperaturas mínimas históricas ficam entre 14°C e 16°C no Sul e Campos Gerais e chegam a 18°C ou 20°C no Norte, Noroeste e Litoral. Já as máximas ultrapassam 30°C no extremo Oeste, enquanto a faixa central e o Norte ficam entre 28°C e 30°C. No Litoral e na Região Metropolitana de Curitiba, as máximas médias oscilam entre 24°C e 26°C.
“Novembro tende a ser um mês mais quente e menos chuvoso que outubro. As tardes ficam mais agradáveis e o frio perde força, especialmente no Interior”, reforça Kneib.





