Novo Canal de atendimento do Procon

Nesta sexta-feira (26), o Procon de Pato Branco, juntamente com Fórum dos Procons Municipais e Procon Paraná, lançam uma campanha estadual de divulgação de mais um canal de atendimento ao consumidor.
O consumidor.gov.br. é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet.
Segundo a diretora do Procon de Pato Branco, dra. Elaine Menegola, essa ferramenta possibilita que o consumidor registre a reclamação “on line” e acompanhe todas as etapas do processo.
O foco da plataforma é promover a comunicação direta entre consumidores e fornecedores de produtos e serviços de consumo.
A participação das empresas é voluntária, portanto é necessário verificar se a empresa reclamada fez adesão à plataforma. Entretanto, já são mais de 1.000 empresas participantes, segundo a presidente do Fórum dos Procons do Paraná, Luana Esteche.
Outra opção é reclamar pelo site https://www.consumidor.gov.br.br. A partir daí, inicia-se a contagem do prazo para manifestação da empresa. Durante esse prazo, a empresa tem a oportunidade de interagir com o consumidor antes da postagem da resposta final.
Após a manifestação da empresa, é garantida ao consumidor a chance de comentar a resposta recebida, classificar a demanda como “Resolvida” ou “Não Resolvida”, e ainda indicar o nível de satisfação com o atendimento recebido.
De acordo com Elaine, o consumidor.gov.br pode ainda auxiliar o consumidor antes dele fazer uma contratação, pois é possível consultar as empresas reclamadas, índice de solução das demandas, prazo médio de resposta e percentual de satisfação dos consumidores. “Conhecer a empresa com quem está contratando e seu comprometimento na solução das demandas dos consumidores pode evitar dores de cabeça futura”.

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