O ex-vereador Dirceu Luiz Boaretto assumiu oficialmente a chefia do escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT) em Pato Branco nesta segunda-feira, 27. Produtor rural, Boaretto afirma que traz uma experiência sólida no setor, além de possuir formação como técnico agropecuário e tecnólogo em agronegócio, o que promete aproximar ainda mais o órgão dos agricultores locais.
“Sou produtor rural e também atuei como empresário no setor do agronegócio. Minha experiência me permite compreender os desafios enfrentados pelos produtores, especialmente na questão ambiental, como o manejo correto de embalagens vazias e a preservação ambiental”, destacou Boaretto.
Diálogo e apoio aos produtores rurais
O novo chefe do IAT ressaltou a importância de fortalecer a parceria com os produtores rurais, sindicatos e associações da região. Boaretto enfatizou que um dos objetivos de sua gestão será equilibrar o cumprimento das leis ambientais com as dificuldades que os agricultores enfrentam para se adequar às regulamentações. “Nosso objetivo é dialogar com os produtores e buscar soluções que atendam tanto às exigências ambientais quanto às condições do produtor. Às vezes, o que falta é orientação. Precisamos trabalhar na conscientização e apoio, principalmente para preservar nossos recursos naturais e garantir qualidade de vida para a fauna, flora e a população”, afirmou.
Desafios e prioridades
Boaretto também reconheceu os desafios à frente do escritório regional, que atende 15 municípios da microrregião e desempenha um papel estratégico na emissão de licenças, fiscalização ambiental e implantação de projetos. Ele destacou que sua primeira missão será se inteirar sobre os projetos em andamento, identificar pendências e definir prioridades para acelerar os processos. “Vamos estudar as demandas, analisar os projetos atrasados e buscar despachar tudo com agilidade. É preciso estabelecer prioridades para atender melhor a nossa região”, explicou.
Nomeação e expectativas
O convite para assumir o cargo surgiu após Boaretto disponibilizar seu nome junto ao Governo do Estado, com apoio do deputado estadual Luiz Corti. A nomeação contou com a aprovação do governador Ratinho Júnior, do chefe da Casa Civil João Carlos Ortega e da equipe técnica do IAT estadual. “Vejo essa oportunidade como uma grande responsabilidade e também uma chance de aprender e contribuir ainda mais com a nossa região. Estamos aqui para somar e fazer a diferença”, finalizou.
O escritório regional do IAT em Pato Branco é responsável por fiscalizar atividades ambientais, emitir licenças e promover projetos que garantam a sustentabilidade ambiental.
Comentários estão fechados.