
A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) vai ganhar um novo corredor logístico para desafogar o Contorno Sul e o Contorno Leste da Capital. O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou nesta segunda-feira (18) a assinatura do contrato para o início das obras do Corredor Metropolitano de Curitiba, prolongamento da PR-423 que ligará a BR-476, em Araucária, à BR-116, na divisa de Curitiba com Fazenda Rio Grande.
Com 9,5 km de extensão, a rodovia vai encurtar distâncias e facilitar o acesso do Interior à Capital, sem necessidade de trafegar pelo atual Contorno Sul, que recebe cerca de 70 mil veículos por dia.
Maior obra viária em 30 anos na RMC
O Governo do Paraná investirá R$ 336 milhões na obra, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep). O prazo de conclusão é de 30 meses, com entrega prevista em dois anos e meio.
O governador destacou que o projeto integra um pacote logístico que inclui a duplicação da PR-423 entre Balsa Nova, Campo Largo e Araucária, em andamento. Segundo ele, o novo corredor deve reduzir em 35% a 40% o fluxo de veículos no atual contorno.
Redução de tempo e mobilidade regional
De acordo com o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, a nova ligação pode diminuir em até 40 minutos o tempo de deslocamento no transporte coletivo entre Curitiba e Fazenda Rio Grande.
“Hoje há um grande colapso no trânsito na região da Ceasa, ponto onde se encontram a BR-476, BR-376 e BR-116. Essa obra vai melhorar significativamente esse fluxo”, explicou Santos.
O secretário das Cidades, Guto Silva, ressaltou que a RMC, com quase 4 milhões de habitantes, exige investimentos robustos em mobilidade. “O projeto atende ao crescimento populacional e integra o Paraná a outros estados brasileiros”, afirmou.
Estrutura e obras previstas
A rodovia terá duas pistas em concreto em cada sentido, ciclovias em toda a extensão e sete obras de arte especiais (OAEs), incluindo:
- cinco viadutos, entre eles sobre os dutos da Transpetro (REPAR I e II) e vias locais em Araucária e Curitiba;
- uma ponte sobre o Rio Barigui;
- uma trincheira na Rua Ismael de Almeida.
Prefeitos destacam benefícios
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, classificou a obra como “um contorno do contorno”. Já o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcos Marcondes, enfatizou o ganho de tempo para a população, especialmente no deslocamento diário ao trabalho.
Para o prefeito de Araucária, Gustavo Botogoski, o impacto será também em segurança e desenvolvimento econômico: “A nova rodovia vai reduzir acidentes e atrair indústrias para a região”.
Melhorias no Contorno Sul
O novo corredor se soma às obras previstas no pacote de concessões rodoviárias do Paraná, que inclui a ampliação do Contorno Sul com quatro faixas adicionais, novas marginais, passarelas, trincheiras e ciclovias. A solenidade contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, secretários estaduais, deputados, prefeitos e vereadores da região.
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