
O Governo do Paraná lançou nesta quarta-feira (20) a nova versão do eProtocolo, em evento no auditório da OAB-PR, em Curitiba. A reformulação da plataforma coincide com a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece de 21 a 28 de agosto, e tem como principal destaque a acessibilidade e a experiência do usuário.
Gerido pela Secretaria da Administração e da Previdência (Seap), o eProtocolo reúne todas as movimentações de processos eletrônicos de órgãos governamentais, garantindo padronização, rastreabilidade e transparência. Com mais de 465 mil usuários ativos, o sistema já processou 8 milhões de documentos digitais.
Segundo o secretário Luizão Goulart, as mudanças tornam a ferramenta ainda mais cidadã. “Melhorar a acessibilidade e a integração do eProtocolo é aumentar a inclusão e a cidadania, garantindo o avanço da tecnologia sem excluir nenhum usuário”, destacou.
Reconhecimento nacional e novidades
A nova versão do eProtocolo foi desenvolvida com a colaboração de entidades como o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Coede) e a Comissão Permanente de Acessibilidade do Governo do Paraná. O projeto será apresentado no Congresso Consad 2025, em Brasília, considerado o maior evento de gestão pública do país.
Entre as principais funcionalidades estão:
- Acessibilidade aprimorada, com navegação inclusiva baseada nos padrões internacionais W3C;
- Modo noturno, que aumenta o contraste e auxilia pessoas com baixa visão;
- Interface responsiva, adaptada a qualquer dispositivo, incluindo celulares;
- Integração com mais de 100 sistemas estaduais;
- Filtros avançados de busca e registro do histórico de consultas;
- Controle de acesso inteligente, de acordo com o perfil do usuário;
- Maior transparência, com rastreamento completo de trâmites.
Eficiência em números
O eProtocolo registra, diariamente, 8 mil novos protocolos, 110 mil arquivos inseridos, 100 mil downloads e mais de 55 mil assinaturas digitais. Atualmente, integra 90 órgãos estaduais e mais de 100 sistemas.
Presenças
O lançamento contou com a participação do secretário Luizão Goulart, da controladora-geral em substituição Izabel Cristina Marques, do diretor da Celepar, Gabriel Torres Filho, do presidente do Coede, Ivã José de Pádua, além de autoridades da Seti, Ipardes, Escola de Governo e representantes da OAB-PR.
Comentários estão fechados.