A partir desta quarta-feira, 25, Pato Branco implementará um novo sistema de semáforos nos cruzamentos das ruas Tapir com Aimoré e Itabira com Itapuã. Essa iniciativa, promovida pelo Departamento de Trânsito (Depatran), faz parte de um programa abrangente para instalar novos semáforos em pontos-chave da cidade, visando a redução de acidentes e a melhoria do fluxo de veículos e pedestres.
Os novos dispositivos semafóricos contam com sinalização ativa, que permitirá a travessia do pedestre a partir do acionamento das botoeiras instaladas nas colunas de suporte. O novo semáforo funcionará normalmente, controlando o fluxo de veículos nos cruzamentos. No entanto, após o acionamento da botoeira o sistema passa a priorizar os pedestres. Ao acioná-la, a temporização do semáforo será ajustada para dar prioridade ao fluxo de pedestres. Após um período previamente programado, o semáforo retornará à sua programação original, garantindo a continuidade do fluxo de veículos.
O órgão de trânsito espera minimizar os riscos de acidentes e proporcionar uma interação mais segura entre pedestres e motoristas.
Para garantir uma transição sem maiores contratempos para o novo sistema, agentes de trânsito estarão presentes nos cruzamentos durante a primeira semana de operação. Eles têm a função de orientar motoristas e pedestres, facilitando a adaptação a essa mudança. O diretor do Depatran, Robertinho Dolenga, reforçou que a decisão de implementar os novos semáforos foi fundamentada em estudos que analisaram o fluxo de veículos e pedestres, além do histórico de acidentes nas áreas selecionadas.
Além das ruas mencionadas, outros cruzamentos incluídos no programa de novos semáforos são a Avenida Tupi com Ribeirão Preto, Avenida Brasil com Rua Xavantes, Rua Paraná com Rua Xavantes, Rua Itacolomi com Barão do Rio Branco, e também as interseções da Tocantins com José Antônio da Silva e Tocantins com Antônio Ascari.
Comentários estão fechados.