O Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco (Depatran), instalou conjuntos de semáforo no cruzamento da rua Tocantins com avenida da Inovação, no bairro São Luís; e no entroncamento da avenida Tupi com as ruas Genuíno Piacentini e Iguatemi, no bairro Cristo Rei (próximo ao posto 6 Rodas).
Os equipamentos entram em atividade a partir desta quinta-feira (8).
No cruzamento da rua Tocantins com avenida da Inovação o equipamento funcionará dois tempos. “Ou seja, o condutor que tem a intenção de efetuar operação de conversão para a esquerda terá que aguardar o fluxo contrário, assim como na maioria dos cruzamentos do município”, explica Robertinho da Luz Dolenga, diretor do Depatran.
Já no entroncamento da avenida Tupi com as ruas Genuíno Piacentini e Iguatemi, será em caráter de três tempos, não tendo contrafluxo para as operações. “O local contará com sinalização atuada para pedestres, ou seja, o tempo para travessia do pedestre apenas será ativado se o mesmo solicitar a travessia, acionando a botoeira localizada nas extremidades da faixa para pedestres”, frisa Dolenga.
Dolenga também lembra que no local haverá, também, implantação de sentido único na rua Iguatemi, entre avenida Tupi e rua Ivaí, e na rua Xavier da silva, entre as ruas Genuíno Piacentini e Pedro José da Silva.
Em ambos locais, os equipamentos contarão com dispositivos atuados, “como se fossem câmeras”, que tem a finalidade de trazer maior agilidade ao trânsito. Dolenga também destaca que o modo adaptativo centralizado, parte do princípio da definição do valor headway entre os veículos. “Tempo entre eles, onde o tempo de distância é percebido por sensores, no caso laços de vídeo detecção. Assim, essa informação é levada ao controlador semafórico, que calcula e organiza esse fluxo automaticamente”.
Esse sistema não tem função fiscalizatória, somente controle de fluxo do trânsito.
“Esses serão os primeiros cruzamentos a contar com essa tecnologia, que deverá ser expandida pelo município com novas funções, como prioridade seletiva, dando preferência a determinados veículos, bombeiro, Samu, PM, transporte coletivo, contagem de fluxo, sensor OCR, o leitor de placas, que poderá auxiliar também na segurança pública, e ainda a transmissão de imagens do cruzamento”, pontua o diretor.
Outras intervenções
O Depatran já iniciou os serviços para a implantação de sinalização semafórica nos cruzamentos da avenida Tupi com ruas Eliane Amadori, Pantaleão Teles e com a Avenida da Inovação.
Ainda, para o próximo ano há previsão de instalação de sinalização semafórica nos cruzamentos da avenida Tupi com as ruas João Pessoa e Antonio Ascari; avenida Tupi com as ruas Visconde de Tamandaré e Fiorello Zandoná; e rua Tocantins com rua Antonio Ascari.
Estas intervenções preveem a implantação de binário nas ruas João Pessoa e Visconde de Tamandaré, em toda a extensão, além da transposição da avenida Tupi da João Pessoa para a rua Antonio Ascari.
Comentários estão fechados.