NRE realiza semana de mobilização pela frequência escolar

A rede pública estadual de ensino tem enfrentado diversos desafios desde o retorno das aulas presenciais. Entre o receio em se contaminar com a covid-19, a necessidade de retomar o ritmo de estudos e todo o conteúdo a ser colocado em dia, o ano de 2022 trouxe um novo desafio para os gestores das escolas e também para o Estado: há um expressivo percentual diário de estudantes que estão regularmente matriculados, porém, estão faltando com frequência nas aulas e há a necessidade urgente de implantar formas de evitar que esses estudantes desistam da escola.

Por isso, o Paraná está aprimorando o programa Presente na Escola, da Secretaria Estadual da Educação e do Esporte, para manter e atrair os estudantes da rede estadual de ensino e mostrar a importância de manter crianças e jovens em sala de aula, sendo esse o objetivo principal para este ano, com um conjunto de estratégias onde realiza a busca ativa para aumentar a participação dos alunos e evitar o abandono do ambiente escolar.

De acordo com a técnica pedagógica da Frequência Escolar do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco, Elaine Lazaroto, a consulta realizada aponta que há em torno de 779 estudantes com o perfil ‘pula-pula’ na região, ou seja, que frequenta a escola, porém, falta com frequência. Este dado é de abril deste ano, onde constatou-se diversos motivos alegados pelos estudantes para justificar as faltas.

“Desse resultado, destaca-se 21,8% dos estudantes que indicaram que faltam à escola porque não têm a percepção da sua importância”, preocupa-se Elaine.

Para diminuir a defasagem escolar neste contexto, a profissional aponta que foi proposta pela Secretaria de Estado da Educação, através do NRE de Pato Branco, a Semana D de Mobilização pela Frequência Escolar para toda a rede pública estadual de ensino. A programação iniciou na segunda-feira (6) e acontece até o dia 10 de junho, para conscientizar toda a comunidade.

“Esse movimento tem como objetivo mobilizar toda a comunidade escolar para que sejam evitadas as faltas escolares daqueles estudantes que faltam às aulas esporadicamente, mesmo tendo, aparentemente, todas as condições para frequentarem a escola”, comenta.

Para isso, a técnica pedagógica afirma que o NRE tem buscado parcerias com a sociedade para que os pais ou responsáveis compreendam que as aulas acontecem de segunda a sexta-feira e a infrequência, mesmo que esporádica, “pode causar prejuízos significativos na vida escolar e social dos nossos estudantes”, sendo que a principal preocupação dos órgãos competentes é que esses alunos desistam, a longo prazo, de frequentar as aulas e aumente o percentual de adolescentes que não frequentam a escola.

Paraná

O programa Presente na Escola teve início em 2019, porém, volta com tudo para evitar um maior número de abandono escolar por parte de alunos da rede estadual. Atualmente, a Secretaria Estadual da Educação e do Esporte promove ações para estimular a permanência desses alunos em sala de aula.

Entre as ações repassadas pelo Estado está a planilha com índices de frequência, onde professores e gestores analisam as faltas diárias da escola, turma, turno e aluno e conseguem criar estratégias para a resolução dos problemas específicos de cada turma ou estudante individualmente, ou seja, possibilita a elaboração de ações direcionadas para reversão do quadro sempre que um aluno está com a frequência abaixo do percentual necessário, evitando um possível abandono no futuro.

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