Número de mortos pelas enchentes no Rio Grande do Sul aumenta

31 mortos e 74 Pessoas Estão Desaparecidas

A situação no Rio Grande do Sul se agrava em decorrência das chuvas intensas que têm assolado o estado desde a última terça-feira (30). De acordo com o último boletim da Defesa Civil, atualizado nesta sexta-feira (3), o número de mortos chegou a 31, com 56 pessoas feridas e 74 desaparecidas. As enchentes afetaram 235 municípios, deixando 7.165 pessoas em abrigos e outras 17.087 desalojadas.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) relatou que há 53 trechos de rodovias federais no estado com bloqueios, sendo 39 deles totais e 14 parciais. As interdições foram causadas por quedas de barreiras, desmoronamentos, erosão e acúmulo de água, e alguns bloqueios foram feitos de forma preventiva devido a rachaduras na pista ou pontes cobertas pelas águas dos rios.

Em resposta à crise, o Ministério da Defesa estabeleceu um comando operacional das Forças Armadas, denominado Comando Operacional Conjunto Taquari 2, para prestar apoio logístico às ações de proteção e Defesa Civil nos municípios afetados. Esta ação segue diretrizes semelhantes à atuação das Forças Armadas na última calamidade pública na região, ocorrida em setembro de 2023.

Desde a ativação do comando, 626 militares já foram deslocados para a região, juntamente com 45 viaturas, 12 embarcações e oito aeronaves. Equipamentos de engenharia também foram mobilizados para auxiliar no transporte de material e pessoal. Além disso, um hospital de campanha está sendo montado em Lajeado, equipado com enfermaria, 40 leitos, dois consultórios médicos e um de triagem.

O estado de calamidade pública foi oficialmente reconhecido pela Defesa Civil Nacional, conforme publicação em edição extra do Diário Oficial da União desta quinta-feira (2). As autoridades continuam mobilizadas para responder à emergência, enquanto a população é instada a seguir todas as orientações de segurança e evacuação emitidas pelos órgãos competentes.

Defesa Civil do Rio Grande do Sul

Devido às fortes chuvas que causaram estragos em diversas cidades do Rio Grande do Sul, a Defesa Civil estadual tem atuado para atender a população afetada e garantir a segurança das pessoas. Confira abaixo o último relatório sobre as ações de resgate nas localidades atingidas. Eles são divulgados diariamente às 9h, 12h, 18h:

Boletim das 9h de sexta-feira (3/5)

  • Municípios afetados: 235
  • Pessoas em abrigos: 7.165
  • Desalojados: 17.087
  • Afetados: 351.639
  • Feridos: 56
  • Desaparecidos: 74
  • Mortos: 31
    Canela (2)
    Candelária (1)
    Caxias do Sul (1) 
    Bento Gonçalves (1)
    Boa Vista do Sul (2)
    Paverama (2)
    Pantano Grande (1)
    Putinga (1)
    Gramado (4)
    Itaara (1)
    Encantado (1)
    Salvador do Sul (2)
    Serafina Corrêa (2)
    Segredo (1)
    Santa Maria (2)
    Santa Cruz do Sul (2)
    São João do Polêsine (1)
    Silveira Martins (1)
    Vera Cruz (1)
    Taquara (2)

Alertas

Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.

Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.