Na manhã desta quarta-feira, 5, foi anunciado o resultado das eleições para o Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) de Pato Branco. O policial civil, Juliano Riboli, foi eleito presidente do órgão, em um pleito que mobilizou a comunidade de forma inédita.
Riboli destacou a importância e a responsabilidade do momento. “Foi uma manhã de muita responsabilidade. A gente viu um movimento hoje em relação ao nosso CONSEG jamais visto na nossa comunidade. Essa votação de hoje entrou para a história. E é por isso que a palavra que sai daqui é responsabilidade. Tantas pessoas desprenderam seu valioso tempo num dia útil para vir até aqui contribuir com a continuidade de um trabalho que está sendo executado no CONSEG e depositar o seu voto de confiança nesse trabalho,” afirmou Riboli.
Ele ressaltou que a eleição não se tratava de uma competição, mas de um compromisso com a comunidade. “O que a gente falou aqui é que não se tratava de quem vai ganhar ou vai perder, não. Quem ficasse à frente na votação teria uma responsabilidade gigantesca em atender a nossa comunidade. Acho que aqui foi feita a vontade da comunidade e o termo é esse, responsabilidade e integração cada vez mais com a nossa comunidade porque a nossa comunidade sabe dos nossos gargalos. Temos que ter a questão técnica sempre em conjunto? Temos. Mas é a comunidade que mais sente na pele e que merece ter cada vez mais voz ativa junto a um conselho tão importante, tão representativo da nossa sociedade,” declarou o novo presidente do CONSEG.
O resultado da eleição foi de 309 votos para a chapa encabeçada por Juliano Riboli dentre 514 votantes. Ele considerou o resultado muito expressivo e enfatizou a responsabilidade que isso traz para o futuro. “Foi um resultado muito expressivo e, como eu disse, traz muita responsabilidade para daqui para frente desempenhar um trabalho ainda melhor do que já foi feito,” concluiu Riboli.
O delegado chefe da 5ª SDP, Helder Lauria, comentou sobre a importância do evento. “Foi uma mobilização histórica aqui em Pato Branco para essa eleição do Conselho de Segurança. Hoje, quinhentas e quatorze pessoas vieram votar, e o CONSEG realmente é da população. Ele é um conselho que faz a vinculação entre a população e os órgãos de segurança pública. Nós tínhamos duas chapas concorrendo, e a que ganhou fez trezentos e nove votos. O mais importante hoje foi a participação da população, que também dá uma credibilidade ao CONSEG,” afirmou Lauria.
Com a vitória, Juliano Riboli assume a presidência do CONSEG com o compromisso de intensificar a integração com a comunidade e garantir que suas necessidades e preocupações sejam devidamente atendidas. A chapa vencedora traz ainda como vice-presidente Meri A. Moraes; 1ª Secretária: Juliane Pivatto; 2ª Secretária: Rosana Demetrio Costa; Tesoureiro: Dr. Tiago Nunes e Silva.
Sobre o CONSEG
O CONSEG tem um papel fundamental na conexão das demandas de segurança da sociedade com os órgãos de segurança locais e estaduais.
Vale ressaltar que o trabalho no CONSEG é totalmente voluntário. Os eleitos não recebem remuneração, desempenhando suas funções por compromisso e dedicação à comunidade.
O CONSEG é composto por membros da comunidade e policiais, um colegiado comunitário, funcionando como um espaço de colaboração onde a comunidade pode elaborar estratégias para melhorar a segurança pública. Suas inúmeras funções, estabelecidas por lei, incluem promover a participação ativa da comunidade na busca de soluções para questões de segurança, fortalecendo assim a relação entre a sociedade e as forças de segurança.
Comentários estão fechados.